Tipos de lidereança

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1470 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
2 OS TIPOS DE LÍDER HOJE

Na literatura pesquisa percebeu-se a existência de tipos de líderes e estilos de líderes que, ao serem analisados se complementam e, dessa forma estudaremos ambas. O que percebeu-se, no entanto, é que os “tipos” são mais práticos e os “estilos” mais teóricos. Entendendo a importância dessas duas abordagens, este artigo apresentará primeiramente os tipos de líderes e,após, como complementação, os estilos que um líder pode possuir. Deve-se ressaltar que no entendimento desse estudo o estilo e o tipo de líder de complementam.
Sant’anna, tipifica os líderes em seis categorias: autoritário, indeciso, democrático, liberal, situacional e emergente. Dentre esses tipos de líderes se poderá encontrar diferenciações fundamentais, de ordem prática, principalmente dentrodas organizações empresariais.
O líder autoritário é aquele que mais se assemelha ao antigo “chefe”, pois determina as idéias e o que será executado pelo grupo, e isso implica na obediência por parte dos demais, sem questionamentos por partes destes. Segundo Sant’anna, esse tipo de líder é “extremamente dominador e pessoal nos elogios e nas criticas ao trabalho de cada membro do grupo”. E aindacomplemente dizendo que o líder autoritário é “uma pessoa ditadora e soberana, o que comanda o grupo só pensando em si, não aceita as idéias de outro membro do grupo”. Como conseqüência desse tipo de liderança, pode-se observar, conforme o autor, que o grupo reage de modo hostil e acaba se distanciando por medo.
O segundo tipo indicado por Sant’anaa, é o líder indeciso. Esse tipo de líder nãoassume responsabilidades, não toma direção efetiva das coisas, vive no jargão “deixa como esta ,para ver como é que fica”. Assim, o grupo liderado pelo “indeciso” fica desorganizado, é inseguro e gera atritos entre os componentes do grupo. 
O terceiro tipo de líder é o “democrático”, ou seja, líder do povo, eleito pelo povo e trabalha para o povo. Esse tipo de líder trabalha com a constantepreocupação de que o grupo participe das decisões, estimulando e orientando, acatando e ouvindo opiniões e é ponderado antes de agir.

Aquele que determina, junto com o grupo, as diretrizes, permitindo o grupo esboçar as técnicas para alcançar os objetivos desejados. É impessoal e objetivo em suas críticas e elogios. Para ele, o grupo é o centro das decisões. Acreditamos que a ação do líder democrático éde suma importância para o progresso e sucesso de uma organização. Desse modo, observa-se que o grupo interage melhor, participa, colabora e se entusiasma com o trabalho desenvolvido ou a desenvolver.
O quarto tipo é o líder “liberal”. Sant’anna, o define como um líder que participa o mínimo possível do processo administrativo, dando total liberdade de trabalho ao grupo no que concerne ao traçardiretrizes para o mesmo. Esse tipo de líder, segundo o autor, apresenta apenas alternativas ao grupo quando se faz necessário. O grupo, então, geralmente fica perdido nesse processo com esse tipo de líder - dependendo da maturidade do grupo -, não se tornando coeso.
Outro tipo - o quinto - de líder proposto por Sant’anna é o líder situacional, que assume seu estilo de liderança dependendo mas dasituação na qual ele, ou o projeto, se encontra do que sua personalidade. A postura deste líder brota ante as diferentes situações que ele detecta no dia-a-dia. Possui um estilo adequado para cada situação. O grupo têm segurança e motivação, mas por tempo determinado.
O sexto tipo de líder é o emergente. Esse líder, segundo Sant’anna, é aquele surge e assume o comando por reunir mais qualidades ehabilidades no que concerne à condução do grupo rumo aos objetivos diretamente relacionados à uma situações específica. O grupo, nesse contexto, reage bem, participa, colabora, pois sabem que quando houver necessidade o líder saberá o que fazer.
Para Almeida e Dias (2003), existem diversas teorias para os estilos dos líderes. Para as referidas autoras existem quatro abordagens principais que...
tracking img