Tipos de leite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1521 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LEITE MATERNO
Existem três tipos de leite materno, o primeiro leite é chamado colostro. O colostro é espesso e amarelo ajudando o bebê a defender-se contra infecções, a evitar a icterícia (ficar amarelo) e beneficia o trânsito intestinal, pois é laxante. O segundo leite é o de transição, surge entre a primeira e a segunda semana e caracteriza-se pelo elevado grau de gordura. O terceiro leite é oleite maduro ou definitivo e surge a partir do 20º dia, é um liquido branco, sem odor e com sabor doce. O leite materno é a melhor opção para a mãe e para o bebê.
PRINCIPAIS NUTRIENTES ENCONTRADOS NO LEITE MATERNO:

Carboidratos
Fonte de energia. Os mais importantes são a lactose e os oligossacarídeos prebióticos. Auxiliam na absorção de minerais, especialmente o cálcio
Gorduras Fonteconcentrada de energia que provê de 50% a 60% das necessidades do lactente. Fornecem ácidos graxos importantes para o desenvolvimento do cérebro, da retina e dos tecidos nervosos.
Proteína Fonte de aminoácidos e de nitrogênio. Além disso, tem funções específicas como a defesa contra agentes microbiológicos. Também é imprescindível para o desenvolvimento e crescimento do bebê.
Vitaminas e saisminerais
Essenciais para o processo de crescimento e desenvolvimento ósseo, cerebral e integridade do sistema imunológico.
Ferro
Essencial na prevenção de anemia


Benefícios do leite materno para o bebê e para a mãe
O leite materno é o mais completo alimento para o bebê até o 6º mês de vida. Além de alimentar e de proteger a criança contra doenças, a amamentação contribui para o seudesenvolvimento psicomotor e emocional. Veja mais algumas vantagens:
* O leite materno é de fácil digestão.
* O leite materno imuniza o bebê contra doenças como diarreia, resfriados, infecções urinárias e respiratórias, alergias e problemas na arcada dentária.
* O ato de mamar auxilia o movimento dos músculos e ossos da face, promovendo melhor flexibilidade na articulação das estruturas queparticipam da fala.
* O ato de mamar estimula o padrão respiratório nasal no bebê, facilitando a oxigenação de suas estruturas faciais.
* A amamentação é uma forma muito especial e fortalecedora do relacionamento entre mãe e filho, que transmite segurança, carinho e amor ao bebê; protege a mãe contra câncer de mama, osteoporose, anemia; ajuda na contracepção. Também ajuda no emagrecimento. É mais baratoque o leite em pó.



LEITE DE VACA

O leite tipo A é retirado da vaca de forma mecânica, sendo ele pasteurizado e embalado na própria fazenda.
O leite tipo B também é retirado da vaca de forma mecânica, mas logo após sua retirada o leite é levado por caminhões refrigerados até o local onde será pasteurizado e embalado.
O leite tipo C pode ser retirado de forma manual ou mecânica. Oleite, após ser retirado da vaca, é levado em temperatura ambiente, ou seja, sem ter a refrigeração necessária, para o local onde será pasteurizado e embalado. Por não ser transportado em caminhões refrigerados, esse leite pode conter uma quantidade muito alta de microrganismos.
Quando vamos ao supermercado encontramos o leite integral e o leite desnatado, mas você sabe a diferença entre eles?
Oleite integral é um leite rico em gordura e é uma boa opção para crianças e adolescentes em fase de crescimento e que precisam de uma dieta rica em vitaminas e sais minerais. Já o leite desnatado tem bem menos gordura do que o leite integral, e é mais consumido por pessoas que estão de dieta.
Nas prateleiras dos supermercados também podemos encontrar outros tipos de leite, como os enriquecidos comvitaminas, enriquecidos com cálcio e fibras, entre vários outros tipos.
O leite em pó nada mais é do que o leite líquido desidratado. Para transformá-lo em pó, o leite líquido passa por um processo lento de secagem para a retirada da água sem prejudicar as proteínas e a gordura, ambas encontradas no leite. Há também os leites saborizados (morango, chocolate, baunilha).

O que tem no leite?...
tracking img