Tipos de investimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3047 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tipos de investimentos

Investimento é a aplicação de algum tipo de recurso (dinheiro ou títulos) com a expectativa de receber algum retorno futuro superior ao aplicado. Num sentido amplo, o termo aplica-se tanto à compra de máquinas, equipamentos e imóveis para a instalação de unidades produtivas como à compra de títulos financeiros (letras de câmbio, ações). Nesses termos, investimento é todaaplicação de dinheiro com expectativa de lucro. Em economia, investimento significa a aplicação de capital em meios que levam ao crescimento da capacidade produtiva (instalações, máquinas, meios de transporte), ou seja, em bens de capital. O investimento bruto: corresponde a todos os gastos realizados com bens de capital e formação de estoques. O investimento líquido exclui as despesas commanutenção e reposição de peças, equipamentos, e instalações desgastadas pelo uso. Como está diretamente ligado à compra de bens de capital e, portanto, á ampliação da capacidade produtiva, o investimento líquido mede com mais precisão o crescimento da economia.
Os tipos de investimentos são:
* Fundos de investimento
* Caderneta de poupança
* CDBs e RDBs
* Títulos públicos
* Ações* Renda fixa VS Renda Variável
* Debênture
* Clubes de investimento

Fundos de investimento

Fundo de Investimento é uma comunhão de recursos, captados de pessoas físicas ou jurídicas, com o objetivo de obter ganhos financeiros a partir da aplicação em títulos e valores mobiliários. Isto é: os recursos de todos os investidores de um fundo de investimento são usados para comprar bens(títulos) que são de todos os investidores, na proporção de seus investimentos. O funcionamento dos fundos obedece a normas da CVM e a um regulamento próprio, que só pode ser alterado por decisão dos cotistas (ou, nos casos de necessidade de adequação à legislação vigente, por determinação da CVM).

Vantagens: são varias as vantagens de investir em fundos. Além de contar com uma infinidade dealternativas disponíveis no mercado, os fundos se tornaram, ao longo do tempo, um excelente instrumento para investir em diferentes tipos de ativos, pois permitem que o investidor, seja ele pequeno ou grande, tenha acesso aos mais diferentes mercado.Esse tipo de investimento é seguro pois a Comissão de Valores Mobiliários regula e supervisiona a indústria de fundos no Brasil.Esse tipo deinvestimento é administrado por profissionais especializados, que têm a responsabilidade de analisar as melhores alternativas disponíveis para os objetivos do fundo. A rentabilidade dos fundos de investimento tem sido superior à de outros investimentos tradicionais, como caderneta de poupança ou imóveis. As cotas de um fundo de investimento podem ser resgatadas a qualquer momento. O custo de aplicar juntocom outros investidores é bem menor do que se você fosse aplicar seu dinheiro individualmente.

Riscos: O risco de um fundo de investimento pode ser definido como o grau de incerteza na obtenção do retorno esperado investindo num determinado fundo. Dessa forma, os fundos podem ser classificados como de baixo, médio e alto risco. Geralmente, fundos de baixo risco apresentam um maior nível desegurança ao investidor, mas em contrapartida costumam ter um retorno menor. Fundos de alto risco, por outro lado, podem trazer um retorno mais elevado, mas com um grau muito maior de incerteza, podendo até mesmo trazer prejuízos aos investidores.

Caderneta de poupança

A caderneta de poupança é um investimento tradicional,muito popular entre investidores de baixa renda. Não é preciso sercorrentista para investir. Basta apenas comparecer uma agência bancária portando CPF, documento de identidade e comprovantes de renda e residência, qualquer brasileiro pode abrir uma caderneta de poupança, inclusive menores de idade.

Vantagens: A caderneta de poupança possui basicamente dois atrativos. O primeiro é a isenção de imposto de renda, ou seja, os rendimentos ganhos na aplicação não são...
tracking img