Tipos de intervenção verbal do terapeuta

Nesta obra o autor fala-nos sobre as técnicas de intervenções verbais que podem ser utilizadas pelos terapeutas no processo de psicoterapia de seus clientes, e como estas intervenções são essênciaspara atuarem como agente de mudança e facilitar na construção de significados.
O texto nos mostra alguns itens importantes de intervenção verbal do terapeuta, por exemplo, o fato de Interrogar, évisto como um dos recursos fundamentais ao processo psicoterápico, pois, permite criar um vínculo com o paciente, desfazendo a impressão de que o terapeuta é onipotente e detentor do saber científico,além disso, a própria indagação leva o paciente a pensar e construir novos sentidos, “a própria indagação já contém estímulos terapêuticos de particular importância”. (FIORINI, H.J, 1999 p. 164).
Asegunda intervenção verbal importante que o texto nos traz, é a importância de Informar ao paciente, aspectos que dizem respeito à sua problemática ou às situações de seu dia a dia, sugerir leituras é umaforma de transmitir estas informações tão importantes e que podem trazer ao paciente a consciência de que ele não é único a apresentar certa dificuldade e assim abrir novas possibilidades de pensarsua dinâmica psíquica.
Outra intervenção importante é o fato de fazer Confirmações ou Retificações no que diz respeito às falas do paciente. Através das atitudes frente às retificações, é possívelperceber como se dá a dinâmica do paciente (se assume e usa, se aceita só formalmente ou se nega). Já as confirmações das falas dos pacientes, contribuem para que o mesmo desenvolva uma “confiança emseus próprios recursos egóicos” e também para estabelecer uma relação de igualdade e de confiança. (FIORINI, H.J, 1999 p. 166).
Os Esclarecimentos e as Recapitulações também são trazidos entre astécnicas que compõe a intervenção verbal do terapeuta, a meu ver, são uma das mais importantes, pois permitem que o paciente escute suas próprias falas e construa um significado a elas, deixando de ser...
tracking img