Tipos de hipersensibilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4395 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Os distúrbios que são causados pelas respostas imunes são chamados de doenças de hipersensibilidade. Dessa forma, a hipersensibilidade é um reflexo de respostas imunes excessivas ou aberrantes. As doenças de hipersensibilidade podem ser causadas por dois tipos de respostas imunes anormais.
De acordo com a definição de Coombs e Gell, as reações de hipersensibilidade podem serdivididas didaticamente em quatro tipos (I, II, III e IV). É preciso dizer que, in vivo, estas reações não ocorrem isoladamente. Os três primeiros tipos são mediados por anticorpos, enquanto que o quarto tipo é mediado primariamente por células T e macrófagos.
Ou seja, são desordens que tem origem em uma resposta imune que se torna exagerada ou inapropriada, e que ocasiona lesões sobre células outecidos normais do organismo; antígenos introduzidos na corrente circulatória. Tais reações compreendem um amplo e heterogêneo grupo de manifestações clínicas e patológicas, sendo classificadas conforme:
* Tipo de mecanismos efetores envolvidos na
* Resposta imune;
* Natureza e local do antígeno envolvido.
Classificação
* Tipo I– mediada pelas IgE, ativando mastócitos(anafilática);
* Tipo II– mediada pela IgG, fagócitos e complemento (citotóxica);
* Tipo III– mediada por IgG, complexos imunes e fagócitos (mediada por complexos imunes);
* Tipo IV – mediada por linfócitos T (Th1, Th2 ou Tc) (celular ou tardia).

DESENVOLVIMENTO
HIPERSENSIBILIDADE TIPO I

A hipersensibilidade do tipo I ou imediata ocorre quando uma resposta por IgE é dirigidacontra antígenos inócuos, ácaros da poeira doméstica e pelo de animal; caracterizando–se por uma reação alérgica que se estabelece imediatamente após o contato com o antígeno, denominado alérgeno  A reação pode causar uma variedade de sintomas desde inconveniências mínimas até a morte. A reação normalmente leva 15 - 30 minutos para o período de exposição ao antígeno, embora às vezes possa ter iníciomais demorado (10 - 12 horas) (GHAFFAR, 2009).
A liberação resultante de mediadores farmacológicos por mastócitos sensibilizados por IgE, produz uma reação inflamatória aguda sendo que a reação pode envolver pele (urticária e eczema), olhos (conjuntivite), nasofaringe (rinorréia, rinite), tecidos broncopulmonares (asma) e trato gastrointestinal (gastroenterite); sendo que nas reações cutâneaso teste cutâneo clássico na atopia é a reação de pápula e eritema Tipo I, na qual o antígeno introduzido na pele leva à liberação de mediadores pré –formados, permeabilidade vascular aumentada, edema local e prurido. Um teste cutâneo positivo normalmente correlaciona-se com um teste radioalergosorbente (RAST) para IgE antígeno – especifica no soro, e um teste de provocação relevante positivo(provocação brônquica ou nasal com o alergeno) (GHAFFAR, 2009).
O fato de os pacientes com uma variedade de distúrbios atópicos apresentarem a resposta clássica imediata de pápula e eritema, após provas de puntura cutânea, demonstra que a IgE está ligada aos mastócitos da pele. O cromoglicato sódico é um tratamento muito efetivo na asma alérgica e previne tanto a fase imediata como a tardiada resposta que se segue à provocação brônquica com alérgeno. Se os pacientes forem pré-tratados com corticosteroides ou com inibidores da prostaglandina sintetase, as reações tardias isoladas são abolidas deixando a resposta imediata inalterada (SOUZA, 2001).
A maioria dos pacientes asmáticos com obstrução reversível das vias aéreas beneficia-se com o tratamento com corticosteroides inalados,que reduzem o infiltrado de células inflamatórias observado nos brônquios, especialmente em associações com a reação de fase tardia. As reações características da hipersensibilidade Tipo I são dependentes do desencadeamento específico dos mastócitos IgE-sensibilizados pelo alérgeno. Os mastócitos liberam mediadores farmacológicos que produzem as respostas inflamatórias típicas das reações de...
tracking img