Tipos de fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1152 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento Autor: Rose Tavares 1. Tipos de Fichamento (LAKATOS, 1992): 1.1. Ficha Bibliográfica: Pode ser de uma obra inteira ou parte dela, sendo possível acrescentar os seguintes aspectos em breves frases: Como elaborar - 1º passo - a área de conhecimento tratada; - 2º passo - a problemática abordada; - 3º passo - os resultados alcançados; - 4º passo - a relevância e a contribuição do estudo; -5º passo - as fontes dos dados, que podem ser: documentos; bibliográfica; estatísticas; observação; entrevistas; questionários; formulários etc.; - 6º passo - os métodos de abordagem, que podem ser: indutivo; dedutivo; dialético; - 7º passo - os métodos de procedimento, que podem ser: histórico; comparativo; estatístico; monográfico; funcionalista; positivista etc.; e - 8º passo - a realização derecursos ilustrativos, tais como: tabelas, quadros, gráficos, mapas, desenhos etc. Exemplo MARCONI, Marina de Andrade. Garimpos e garimpeiros em Patrocínio Paulista. São Paulo: Conselho Estadual de Artes e Ciências Humanas, 1978. 152 p. Insere no campo da Antropologia Cultural. Utiliza documentação indireta de fontes secundárias e direta, colhidos os dados através de

formulário. Emprega ométodo de abordagem indutivo e o procedimento monográfico e estatístico. A modalidade é específica, intensiva, descritiva e analítica.

Apresenta a caracterização física do Planalto Nordeste Paulista. Analisa a organização econômica do planalto, descrevendo o aspecto legal do sistema de trabalho e das formas de contato, assim como a atividade exercida e as ferramentas empregadas em cada fase dotrabalho. Registra os tipos e equipamentos das habitações e examina o nível de vida das famílias. Descreve o tipo de família, sua composição, os laços de parentesco e compadrio e a educação dos filhos. Examina a escolaridade e a mobilidade profissional entre gerações. Apresenta as práticas religiosas com especial destaque das superstições, principalmente as ligadas ao garimpo. Discrimina as formas delazer, os hábitos alimentares, de higiene e de vestuário. Levando em consideração o uso de uma linguagem específica, inclui um glossário. Conclui que o garimpeiro ainda conserva a cultura rurícola, embora em processo de aculturação. Exerce o nomadismo. É solidário. O traço de irresponsabilidade é mais atenuado do que se esperava. Apresenta quadros, gráficos, mapas e desenhos. Esclarece aspectoseconômicos e sócio-culturais da atividade de mineração de diamantes na região rural de maior número de garimpeiros no Nordeste Paulista. Indicado para estudantes de Ciências Sociais e para as disciplinas de Antropologia Cultural e Social.

Biblioteca Pública Municipal Mário de Andrade. 1.2. Ficha de Resumo ou de Conteúdo Apresenta um resumo bem claro e conciso das idéias principais do autor,assim como o objetivo e a conclusão a que o autor chegou.

Como elaborar 1º passo - exposição abreviada da proposta principal da obra e das idéias do autor; 2º passo - interpretação elaborada das idéias do autor pelo leitor com suas próprias palavras; 3º passo - não é longa, mas deve apresentar todas as idéias principais; 4º passo - não precisa obedecer estritamente à estrutura da obra, mas o resumodeve conter a essência do texto. Exemplo: MARCONI, Marconi de Andrade. Garimpos e garimpeiros em Patrocínio Paulista. São Paulo: Conselho Estadual de Artes e Ciências Humanas, 1978. 152 p.

Pesquisa de campo que se propõe a dar uma visão antropológica do garimpo em Patrocínio Paulista. Descreve um tipo humano característico, o garimpeiro, em uma abordagem econômica e sócio-cultural. Enfocaaspectos geográficos e históricos da região, desde a fundação do povoado até a constituição do município. Enfatiza as atividades econômicas da região em que se insere o garimpo, sua correlação principalmente com as atividades agrícolas, indicando que alguns garimpeiros do local executam o trabalho do garimpo em fins de semana ou no período de entressafra, sendo, portanto, em parte, trabalhadores...
tracking img