Tipos de eventos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3129 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Organização de eventos

Introdução
Este trabalho tem por objetivo esclarecer o que é evento e sua importância, bem como apresentar os tipos de eventos e como estão classsificados. Após, apresentaremos soluções para alguns cases, desejando desta forma expor o que aprendemos e adquirir novas experiências.
O que é evento?
Segundo (sinrop), "evento é uma atividade dos mais diferentes tiposreunindo pessoas". Portanto evento pode ser definido como um acontecimento único, realizado para 2 ou mais pessoas e que deve receber toda a atenção e cuidado, antes, durante e após a sua execução, pois quem o idealiza deseja que tudo ocorra da melhor forma possível, independente de sua abrangência.
Para isso são necessários que os objetivos do evento sejam defindos, como conhecer a ocasião oumotivo do evento (casamento, aniversário, formatura), e a partir daí, caberá ao organizador planejar o evento.
A organização de um evento requer um bom planejamento detalhado e isto inclui uma série de etapas a serem definidas e realizadas, entre as quais citaremos apenas algumas, sendo elas: lista de convidados, orçamentos, definição de locais, datas e horários, aquisição de licenças, coordenaçãode transporte, estacionamento, hospedage, alimentação, bebidas, decoração, mesas, cadeiras, música... enfim, cada detalhe, deve ser minunciosamente pensado, analisado e tratado com todo o cuidado para que o evento ocorra no momento certo conforme o planejado. Já em relação ao profissional da organização de evento, espera-se postura firme e atitudes quando ocorrerem situações inesperadas, pois é asua imagem que estará em jogo. Pela gama de situações apresentadas e pela abrangência do evento, caberá a este profissional de organização de eventos, realizar parcerias com empresas de produtos e serviços que sejam sérias e comprometidas para que a sua imagem não fique comprometida.
A partir desta breve definição de eventos e sua importância, a seguir citaremos alguns tipos de eventos paramelhor compreendermos.
Tipos de eventos
Sabendo que um evento é a reunião de pessoas para um determinado objetivo/propósito, alguns autores abordam a tipologia de eventos da seguinte forma, reuniões: dialogal, coloquial, competitivas, espositivas e demonstrativas, conforme (sinrop).
A reunião dialogal se caracteriza pela informação, questionamento e discussão e podemos citar como exemplos, aspalestras, as conferências, os seminários, os simpósios, as convenção, entre outros. Já a reunião coloquial é baseada no entretenimento, no lazer, na confraternização. Portanto são exemplos de reunião coloquial: café da manhã, almoços, brunchs, coquetéis, happy houers...As reuniões competitivas se caracterizam pela competição como por exemplo: concursos e torneios. As reuniões espositivas edemonstrativas tem como característica a apresentação de produtos ou serviços por meio de feiras, salão, mostra, desfile, inauguração, entre outros. Ainda de acordo com o autor esta forma de classificar o evento conforme o seu tipo, torna-se fácil a compreensão e isto evitará que, conforme a dimensão do evento, este não atinja um público indesejado, além de evitar alguns enganos ao definir um eventocompetitivo quando na verdade trata-se de um evento espositivo, por exemplo.
Abaixo citaremos alguns eventos quanto a sua classificação:
Palestras: trata-se de uma série de palestras que abordam um ou vários assuntos que se complementam, podendo ser ministrada por um ou mais palestrantes que são especialistas no assunto.
Conferência: trata-se de uma reunião formal conduzida por um especialista quetem amplo domínio do assunto. Os questionamentos dos participantes são respondidos ao final da apresentação.
Congresso: é caracterizado pela reunão formal e periódica de pessoas que pertencem a grupos profissionais de mesmo interesse. Este tema geral pode ser subdividido em subtemas que podem ser apresentados em forma de palestras, simpósios, debate, mesa-redonda, conferência, entre outros....
tracking img