Tipos de estruturas em arquitetrura

3505 palavras 15 páginas
INTRODUÇÃO

Existem vários tipos de elementos estruturais em uma edificação, entre eles estão as vigas, usadas normalmente para transferir os esforços das lajes para o pilar.
A viga é um dos elementos estruturais que serve como caminho pela qual as forças que atuam sobre a edificação devem transitar para chegar ao destino final que é o solo. O caminho natural que as forças gravitacionais, ou seja, os pesos dos objetos e das pessoas, tendem a tomar é o da vertical. Por isso estes elementos são necessários.
É essencial que as estruturas sejam estáticas e cumpram sua principal função: garantir o equilíbrio translacional e rotacional das edificações sob a ação de quaisquer forças e reações aplicadas a ele e inclusive o seu próprio peso.
As vigas são de extrema importância em um projeto estrutural, desenvolvido por engenheiros que se dedicam á estudá-las. Suas dimensões e as tensões recebidas pela estrutura são um dos temas estudados para melhor compreende-las.
Pode-se dizer que as vigas foram um elemento de sustentação criado pelo homem, ainda que inconscientemente. Uma das histórias contadas sobre o surgimento delas diz que um homem pré-histórico precisava atravessar um rio onde perto da sua caverna alargava, atrás de alimentos. Como não era possível o homem precisava andar milhares de quilômetros para chegar a uma parte mais estreita e rasa para atravessar ao outro lado. Até que um dia uma árvore durante a tempestade caiu sobre o rio, permitindo que o homem atravessasse sobre o tronco, criando assim o conceito de viga.
A definição dessa estrutura será mais bem explicada ao decorrer do trabalho, que mostrará também as propriedades características, os tipos de vigas, alguns exemplos em imagens, entre outros que irão ver a seguir.

1. DEFINIÇÃO E PROPRIEDADES CARACTERÍSTICAS
Vigas são elementos estruturais projetados para suportar diversas cargas em sua extensão. São normalmente sujeitas a cargas dispostas verticalmente, o que resulta em esforços de

Relacionados

  • Memorial Descritivo Modelo
    818 palavras | 4 páginas
  • Sistemas na nuvem
    9929 palavras | 40 páginas
  • Proposta para design de louças sanitárias para banheiros públicos: uma abordagem do design universal
    14134 palavras | 57 páginas