Tipos de escalonamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1441 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TIPOS DE ESCALONAMENTO


Felipe D. Lopes
Sistemas de Informação (Sis38) – Sistemas Operacionais
09/04/12


RESUMO

Os conceitos a seguir irão mostrar de forma resumida o que é um escalonador, como funciona e qual é sua principal função dentro de um sistema operacional, além de mostrar quais são os principais tipos de escalonamento. O objetivo deste trabalho é mostrar ao leitor uma formasimples e prática de entender a dinâmica dos escalonadores, para que servem e qual sua importância para o sistema operacional de um computador. Ao final deste trabalho será possível concluir que um sistema operacional organizado precisa ter ao menos uma forma de escalonamento para melhor controlar os seus processos.


Palavras-chave:Escalonamento; Sistema Operacional; Processos.


1 INTRODUÇÃO

Como funciona um Sistema Operacional? Quais suas principais funções? O que são processos? O que é um escalonador? Para que ele serve? Como funciona? Quais são os tipos de escalonamento entre processos? Todas essas perguntas serão respondidas até o final deste trabalho, explicando de forma mais simples possível o assunto, para que ajamelhor entendimento do leitor.

Este é um assunto de certa forma até bem complexo, pois envolvem vários outros assuntos que precisam ser compreendidos, para que não se torne muito vago o assunto principal que é “Tipos de Escalonamento”, que são um sistema que funciona por causa de outro, que por sua vez, funciona para o bem de um maior, e por ai vai...

Para que não ajam conclusõesprecipitadas sobre o assunto serão abordadas situações do cotidiano como exemplos para explicação, além de mostrar uma visão mais prática e simplificada possível.


2 SISTEMA OPERACIONAL E PROCESSOS

Um Sistema Operacional nada mais é do que um software rodando em modo núcleo, ou seja, faz com que a CPU tenha acesso a qualquer atributo de hardware e registradores. A forma mais simples de entender o queé um Sistema Operacional é entendendo qual a sua função, ou quais as suas funções, que neste caso são duas.

A primeira função tem como principal objetivo “Estender a Máquina”, criando uma forma mais amigável de comunicação entre usuário e máquina, abstraindo a complexidade da linguagem e fornecendo uma interface mais fácil de interação. A segunda é a que define quem vai usar os recursos deprocessamento e memória da máquina, quando irão usar e por quanto tempo irão usar, e é assim que nascem os processos, que são gerados por um programa que solicita algum tipo de recurso da máquina, geralmente de processamento, e que é controlado por essa segunda função.

Então processos são solicitações de softwares para utilização de recursos da máquina, que devem ser organizados de forma corretapara que não aja desigualdade ou lentidão para executar essas solicitações, que normalmente são muitas, e sendo enviadas quase que ao mesmo tempo. Mas para fazer isso precisamos de algo que organize de uma forma mais justa ou mais rápida possível para todos. E é ai que entra nosso assunto principal.


3 ESCALONAMENTO

Como foi mencionado anteriormente o Sistema Operacional necessita de algoque organize de uma forma rápida ou de uma forma justa as solicitações de recursos da máquina feitas por softwares, que são quase que ao mesmo tempo, e como computadores com somente um processador só podem executar essas solicitações (que são chamadas de processos) uma de cada vez, é de extrema importância algo para organizá-las, e assim ditar a ordem de execução, além do tempo necessário paraexecutar cada uma delas.

Pense em uma enorme fila de banco, então iremos dizer que o atendente que fica no caixa é o processador. Cada vez que um programa solicita ao Sistema Operacional que irá usar algum recurso da máquina, esta solicitação se torna uma “pessoa” que esta na fila esperando ser atendida.

O escalonador terá então a função de observar essas “pessoas” que estão na fila e...
tracking img