Tipos de engenharias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2633 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Materiais

1:
o ramo da engenharia voltado para a pesquisa de materiais e de novos usos industriais para os materiais já existentes. O bacharel atua na gestão, supervisão e orientação técnica de projetos e processos de produção, transformação e uso de materiais. Esse profissional pesquisa e cria materiais, como resinas, plásticos, cerâmicas e ligas metálicas. Aperfeiçoa suas propriedades eestabelece novas combinações, que resultam em produtos inéditos. Também estuda alternativas de aplicação de materiais já conhecidos em diversos tipos de produto. Ele se responsabiliza por todo o processo, da seleção da matéria-prima e definição dos métodos de produção ao emprego do material. Podem ser boas as perspectivas de trabalho em indústrias petroquímicas, siderúrgicas e automobilísticas e nacriação de tecnologias de reciclagem de plásticos.

2:
Cerâmica
Criar materiais cerâmicos, avaliar suas propriedades e estudar novas utilizações para os já existentes. Controlar a qualidade da produção das peças em indústrias de materiais refratários e revestimentos cerâmicos.

Metais
Desenvolver ligas metálicas e gerenciar sua produção, para garantir a qualidade do material, conformesuas propriedades e seu destino.

Polímeros
Criar compostos de borracha, resinas, plásticos e acrílicos para ser empregados nos mais diversos tipos de indústria, controlando a aplicação do material de acordo com suas propriedades e o uso a que se destina.

3:
A área de metais é a que mais recebe investimentos no país e tem a maior demanda por profissionais. A indústria de polímeros tambémacena com boa expectativa por causa do aumento da produção petrolífera. Outra boa empregadora é a Petrobras, que precisa desse engenheiro para o desenvolvimento de materiais mais resistentes aos ambientes do petróleo e no refino. No Sul, predomina a indústria de cerâmica, com as áreas de pisos, revestimentos e porcelanas. Cecrisa, Eliane, Portinari são tradicionais empregadores nesse ramo. Apreocupação com o meio ambiente também incentiva as indústrias a contratar o profissional para o desenvolvimento de tecnologias de reciclagem e reaproveitamento de resíduos, com as quais ele cria produtos que possam ser recolocados no mercado. O Sudeste é o maior polo empregador, mas há uma tendência de aumento de investimentos no Nordeste, com destaque para o Polo Industrial de Camaçari. São Paulo, pelotamanho do parque industrial, concentra boa parte das vagas. No Rio, a presença da CSA aumenta as oportunidades. Por fim, o Vale do Aço, no leste de Minas Gerais, costuma procurar por esse profissional.

4:
R$ 3.270,00 (6 horas diárias; fonte: Confea)



Mecânica

1:
É a área da engenharia que cuida do desenvolvimento, do projeto, da construção e da manutenção de máquinas eequipamentos. O engenheiro mecânico desenvolve, projeta e supervisiona a produção de máquinas, equipamentos, veículos, sistemas de aquecimento e de refrigeração e ferramentas específicas da indústria mecânica. Calcula a quantidade necessária de matéria-prima, providencia moldes das peças que serão fabricadas, cria protótipos e testa os produtos obtidos. Organiza sistemas de armazenagem, supervisionaprocessos e define normas e procedimentos de segurança para a produção. Controla a qualidade, acompanhando e analisando testes de resistência, calibrando e conferindo medidas. Costuma trabalhar com engenheiros eletricistas, de materiais, de produção e de automação e controle, na montagem e automação de sistemas, na manutenção de aeronaves e na indústria de eletroeletrônicos. Pode dedicar-se à venda demáquinas e equipamentos.

2:
Máquinas e equipamentos
Projetar e coordenar a fabricação de moldes para ferramentas, máquinas e dispositivos para testes de resistência mecânica.

Pesquisa e desenvolvimento
Fazer protótipos de máquinas e realizar testes de produtos, para determinar modificações necessárias.

Processos
Pesquisar e desenvolver produtos e gerenciar as diversas etapas de sua...
tracking img