Tipos de enerbia

531 palavras 3 páginas
Combustíveis fosseis x Combustíveis renováveis.
Denomina-se combustível fóssil ou mais corretamente, combustível miral, é um grupo de substâncias formadas de compostos de carbono, usados para alimentar a combustão. São usados como combustíveis, o carvão mineral, o petróleo e o gás natural.
Os combustíveis fósseis são recursos considerados não renováveis pois levam milhões de anos para se formarem, e embora tal não deva acontecer ainda por alguns séculos, suas reservas estão se esgotando na medida em que o consumo ultrapassa de muito a capacidade de produção.
Vale lembrar que os combustíveis fosseis embora assim titulados como não renováveis, recebem esta denominação apenas em função de nossa capacidade de consumo ser extremamente superior à capacidade da natureza de produzir novas reservas, valendo dizer que se consumíssemos a uma velocidade extremamente inferior à atual eles poderiam ainda suprir as necessidades indefinidamente.
Os combustíveis renováveis são aqueles cuja produção e estocagem são passiveis de controle pelo ser humano. Estão comumente associados a produtos derivados de plantas tais como a cana de açúcar, embora possam ser encontrados ainda em outras formas cultiváveis na natureza, como demonstram recentes pesquisas de produção de combustível tipo diesel a partir de bactérias e fungos.
A primeira vista são flagrantes as vantagens dos combustíveis renováveis em relação aos combustíveis fosseis, destacando-se de forma clara a suposta inesgotabilidade dos combustíveis renováveis em detrimento da certeza absoluta do fim das reservas de combustíveis fosseis em tempo relativamente breve.
O primeiro indicio claro de problemas em relação aos combustíveis fosseis chegou às manchetes através de uma crise politica. Em 1973 a Organização dos Países Produtos de Petróleo, OPEP, resolveu utilizar seus vastos estoques para pressionar politicamente os países do ocidente. Embora tal manobra não tenha sido causada pela falta do produto, os países consumidores

Relacionados

  • Resumo-Livro de Hygino Hércules
    115973 palavras | 464 páginas