Tipos de embalagens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (536 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tipos de materiais utilizados para embalagens em produtos lácteos

Recipiente de vidro: O vidro como recipiente para produtos alimentícios consiste em geral, de silicatos de sódio e cálcio,pequenas quantidades de óxido de alumínio, boro, magnésio e outros. As propriedades quase específicas do vidro são a resistência aos produtos químicos, a impermeabilidade aos gases e odores e a superfíciebrilhante. Por outro lado, consideram-se, como desvantagem a pouca resistência ao impacto, o peso devido à alta densidade e a permeabilidade aos raios luminosos. A embalagem de vidro para leitepasteurizado no Brasil está praticamente abandonada. A substituição do vidro pelo plástico foi de grande benefício para a indústria de laticínios nacional, isso devido à redução dos custos como transporte,distribuição, consumo de energia, água e detergente para limpeza e esterilização das embalagens.
Papel: O papel tem como função principal o aumento da resistência física dos laminados flexíveis. Ostipos mais comuns de celulose são o de algodão, a de árvores resinosas, de grandes folhosas e a de palhas.
Alumínio: A folha de alumínio é um componente do laminado responsável pelaimpermeabilidade aos gases e aos raios luminosos. É portanto a camada que contribui para a integridade da embalagens utilizadas para leite longa vida. A folha de alumínio mais utilizada em embalagem flexível possuia espessura de 9 micra. As lâminas com espessura de 40 micra, por exemplo, são utilizadas para tampas de iogurte em embalagens termoformadas. As lâminas com espessura inferior a 20 micra apresentam oproblema de furos microscópicos, tornando-as, portanto, permeável aos gases. Devido a este efeito, as folhas de alumínio são em geral, revestidas com resinas termoplásticas, que proporcionam também amesma soldabilidade pelo calor.
Filmes Plásticos: Os materiais plásticos são utilizados em escala cada vez maior nas embalagens simples e como componentes das embalagens compostas. Estes materiais...
tracking img