Tipos de dicurso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4781 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Gramática da Língua Portuguesa
Assunto: Citação do discurso alheio
Prof. Rocha

QUESTÕES DISCURSIVAS:
1- Fuvest 2010 Leia o seguinte texto:
Um músico ambulante toca sua sanfoninha no viaduto do Chá, em São Paulo.
Chega o “rapa”* e o interrompe:
— Você tem licença?
— Não, senhor.
— Então me acompanhe.
— Sim, senhor. E que música o senhor vai cantar?

*rapa: carro de prefeituramunicipal que conduz fiscais e policiais para apreender mercadorias de vendedores ambulantes não licenciados. Por extensão, o fiscal ou o policial do rapa.

a) Para o efeito de humor dessa anedota, contribui, de maneira decisiva, um dos verbos do texto. De que verbo se trata? Justifique sua resposta.
b) Reescreva o diálogo que compõe o texto, usando o discurso indireto. Comece com: O fiscal do“rapa” perguntou ao músico...

2- Fuvest 2009 Leia o trecho a seguir, extraído de um conto, e responda ao que se pede.

"eu estava ali deitado olhando através da vidraça as roseiras no jardim fustigadas pelo vento que zunia lá fora e nas venezianas de meu quarto e de repente cessava e tudo ficava tão quieto tão triste e de repente recomeçava e as roseiras frágeis e assustadas irrompiam na vidraça eeu estava ali o tempo todo olhando estava em minha cama com minha blusa de lã as mãos enfiadas nos bolsos os braços colados ao corpo as pernas juntas estava de sapatos Mamãe não gostava que eu deitasse de sapatos deixe de preguiça menino! mas dessa vez eu estava deitado de sapatos e ela viu e não falou nada ela sentou-se na beirada da cama e pousou a mão em meu joelho e falou você não quer mesmoalmoçar?"
Luiz Vilela. "Eu estava ali deitado".
a) O texto procura representar um "fluxo de consciência", ou seja, a livre-associação de ideias do narrador-personagem. Aponte dois recursos expressivos, presentes no texto, que foram empregados com essa finalidade.
b) Cite, do texto, um exemplo de emprego do discurso direto.

3- Fuvest 2008 Em janeiro de 1935, um grupo de turistaspernambucanos passeava de carro quando deu de cara com Lampião e seu bando. Revirando a bagagem do grupo, um cangaceiro encontrou uma Kodak e entregou ao chefe, que perguntou a quem ela pertencia. Apavorado, um deles levantou o dedo. "Quero que o senhor tire o meu retrato", disparou o "rei do cangaço", pondo-se a posar. O homem, esforçando-se, bateu uma chapa, mas avisou: "Capitão, esta posição não está boa".Dando um salto e caindo de pé, Lampião perguntou: "E esta? Está melhor?" Outra foto foi feita. Quando libertava os turistas, após pilhá-los, o "fotógrafo" de ocasião indagou-lhe como podia enviar as imagens. "Não é preciso. Mande publicar nos jornais", disse o cangaceiro.
Carlos Haag, Pesquisa FAPESP.

a) No texto, as aspas em "rei do cangaço" e "fotógrafo" foram empregadas pelo mesmo motivo?Justifique sua resposta.
b) Os trechos a seguir encontram-se em discurso indireto e discurso direto, respectivamente. Transforme em discurso direto o primeiro trecho e, em discurso indireto, o segundo.
I. (...) um cangaceiro encontrou uma Kodak e entregou ao chefe, que perguntou a quem ela pertencia.
II. "Quero que o senhor tire o meu retrato", disparou o "rei do cangaço". (...).

4- Fuvest2014 Leia o seguinte trecho de uma reportagem, para em seguida atender ao que se pede:
Cantoria de sabiá-laranjeira na madrugada divide ouvidos paulistanos
Diz uma antiga lenda indígena que, durante as madrugadas, no início da primavera, quando uma criança ouve o canto de um sabiá-laranjeira, ela é abençoada com amor, felicidade e paz. Isso lá na floresta. Na selva urbana, a história éoutra: tem gente se revirando na cama com a sinfonia que chega a durar duas horas seguidas antes mesmo de clarear o dia.
“Morei 35 anos no interior paulista e nunca fui acordada por passarinho algum”, conta uma moradora do Brooklin (zona sul). “Agora, em plena São Paulo barulhenta e caótica, minhas madrugadas têm sido bem diferentes”.
Folha de S. Paulo, 16/09/2013. Adaptado.
a) Tendo em...
tracking img