Tipos de demolição

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto

2.3.3 Tipos de demolição


Existem vários tipos de demolição, estes são aplicados dependendo da técnica e dos equipamentos utilizados, desse modo, os tipos de demolição são classificados em: (Philip, J., Bouyahbar, F., Muzeau, J., 2006):
- manuais;
- mecânicos;
- métodos que utilizam o explosivo, a onda de choque e a expansão;
- métodos térmicos;
- método baseado no corte através dejatos de água a elevada pressão;
- métodos inovadores na demolição de construções.

Em demolições de grande porte, pode ser utilizado mais de um tipo de demolição. A escolha do ou dos tipos vai depender de uma série de fatores, como por exemplo (Fueyo, 2003):
- tempo de execução da obra;
- particularidades de cada obra;
- disponibilidade dos equipamentos;
- limitações existentes.
Aseguir será descrito cada tipo de demolição, enfatizando os equipamentos utilizados em cada um, os métodos, e os resíduos gerados.


- Manual


A demolição pelo método manual consiste da utilização de mão-de-obra e de utilização de ferramentas manuais ou portáteis motorizadas, tais como alavanca manual, martelo, cinzel e marreta. Este método de demolição é normalmente realizado elemento aelemento e com o recurso da força humana (BRITO, 1999).
Este método utilizando a alavanca consiste na aplicação de uma força na extremidade da alavanca de aço que, estando apoiada entre os pontos de aplicação das forças, consegue mover e erguer cargas com um peso superior ao esforço despendido. Os outros equipamentos são utilizados em pequenas demolições, apenas se justificam as suas utilizações empequenas demolições, por ser um trabalho que exige muito esforço físico e ainda mais apresenta baixo rendimento, bem como, pela impossibilidade de obtenção de mão-de-obra em quantidade (GONÇALVES, 1998).
A demolição manual consiste na demolição precisa de elementos, como paredes interiores, lajes, tetos, telhados e etc. Portas e janelas em madeira, vidro, resíduos perigosos, plásticos, caboselétricos, materiais de isolamento fazem partes do trabalho de desmantelamento, que são retirados de forma manual ou semi-mecânica. Depois dessa etapa pode se proceder à demolição mecânica de edifícios.
Os destroços volumosos são evacuados por meio de cordas, guinchos e cabos. Já os mais leves são eliminados em caldeiras.
Antes de começar a demolição vale ressaltar a importância de assegurar aestabilidade da estrutura ao longo de todo o processo de demolição.
A demolição de uma peça concretada deve ser executada após o conhecimento de seus apoios, para que o trabalho seja executado em direção paralela a estes. Assim será evitada a possibilidade de desabamentos prematuros (SILVA, 2008).
No caso de estruturas de concreto protendido, estas têm que ser estudadas, por técnicos responsáveis,com antecedência.
Quando se pretender demolir apenas parte de uma construção, deve-se verificar a estabilidade da parte remanescente.
A vantagem deste método, sobre os demais é que as peças envolvidas na demolição podem ser realizadas de forma mais controlada, no que é grande vantagem em determinados casos. As desvantagens deste método é que o mesmo aumenta a probabilidade de acidentes e aumentao prazo de execução da obra por ser mais artesanal. Hoje em dia, a sua utilização, como já mencionado só se justifica quando se trata de obras de pequeno porte.





Mecânica


A demolição mecânica é método mais utilizado hoje em dia. Este é assim chamado por utilizar de máquinas não portáteis para realiza-la.
Entre os métodos mecânicos mais utilizados correntemente na demolição,podem distinguir-se:
- os métodos com empurrador;
- os métodos que agem por colapso planejado;
- os métodos com bola de demolição;
- os métodos com o uso de cabos puxadores;
- método de demolição com explosivos;


Método de demolição mecânica com empurrador


A demolição por empurre consiste na utilização de máquinas que através da sua lança e pá carregadora abalam a estrutura da...
tracking img