Tipos de conhecimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (318 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conhecimento Empírico (popular ou vulgar)
Popular ou vulgar é o modo comum, corrente e espontâneo de conhecer, que se adquire no trato direto com as coisas e os seres humanos, as informações sãoassimiladas por tradição, experiências causais, ingênuas, é caracterizado pela aceitação passiva, sendo mais sujeito ao erro nas deduções e prognósticos. “é o saber que preenche nossa vida diária e quese possui sem o haver procurado, sem aplicação de método e sem se haver refletido sobre algo.

Conhecimento Científico
O conhecimento científico vai além da visão vulgar, preocupa-se não só comos efeitos, mas principalmente com as causas e leis que o motivaram, esta nova percepção do conhecimento se deu de forma lenta e gradual, evoluindo de um conceito que era entendido como um sistema deproposições rigorosamente demonstradas e imutáveis, para um processo contínuo de construção, onde não existe o pronto e o definitivo, “é uma busca constante de explicações e soluções e a reavaliaçãode seus resultados”. Este conceito ganhou força a partir do século XVI com Copérnico, Bacon, Galileu, Descartes e outros.

Conhecimento Filosófico
O conhecimento filosófico tem por origem acapacidade de reflexão do homem e por instrumento exclusivo do raciocínio. Como a Ciência não é suficiente para explicar o sentido geral do universo, o homem tenta essa explicação através da filosofiaFilosofando, ele ultrapassa os limites da Ciência – delimitado pela necessidade da comprovação concreta – para compreender ou interpretar a realidade em sua totalidade. Mediante a Filosofia estabelecemosuma concepção geral do mundo.
Conhecimento Teológico
Conhecimento adquirido a partir da fé teológica é fruto da revelação da divindade. A finalidade do teólogo (pessoa que sabe teologia) éprovar a existência de Deus e que os textos bíblicos foram escritos mediante inspiração Divina, devendo por isso ser realmente aceitos como verdades absolutas e incontestáveis. A fé pode basear-se em...
tracking img