Tipos de conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (911 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TIPOS DE CONHECIMENTO

O conhecimento  está diretamente ligado ao homem, à sua realidade. Ele pretende idealizar o bem estar do ser humano, logo advém das relações do homem com o meio. O indivíduoprocura entender o meio partindo dos pressupostos de interação do homem com os objetivos. É uma forma de explicar os fenômenos das relações, seja, entre sujeito/objeto, homem/razão, homem/desejo ouhomem/realidade. A forma de explicar e entender o conhecimento passa por várias vertentes como: conhecimento empírico, conhecimento filosófico, conhecimento teológico e conhecimento científico.

1.Conhecimento Empírico (conhecimento popular, senso-comum):
É o conhecimento obtido ao acaso, após inúmeras tentativas, ou seja, o conhecimento adquirido através de ações não planejadas.

"Se o'bom-senso', apesar de sua aspiração à racionalidade e objetividade, só consegue atingir essa condição de forma muito limitada", pode-se dizer que o conhecimento popular, latu sensu, é o modo comum,corrente e espontâneo de conhecer, que se adquire no trato direto com as coisas e os seres humanos: "é o saber que preenche nossa vida diária e que se possui sem haver procurado ou estudado, sem aaplicação de um método e sem se haver refletido sobre algo". (Babini, 1957:21).

2. Conhecimento Filosófico
É fruto do raciocínio e da reflexão humana. É o conhecimento especulativo sobre fenômenos,gerando conceitos subjetivos. Busca dar sentido aos fenômenos gerais do universo, ultrapassando os limites formais da ciência. A filosofia encontra-se sempre à procura do que é mais geral, interessando-sepela formulação de uma concepção unificada e unificante do universo. Para tanto, procura responder às grandes indagações do espírito humano, buscando até leis mais universais que englobem eharmonizem as conclusões da ciência.

"O homem é a ponte entre o animal e o além-homem". (Friedrich Nietzsche).
"Se vale a pena viver e se a morte faz parte da vida, então, morrer também vale a...
tracking img