Tipos de conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6196 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Metodologia Científica Autor: Carlos José Giudice dos Santos

TIPOS DE CONHECIMENTO

Se você for visitar uma aldeia de índios no meio da mata e perguntar para uma criança indígena de seis anos o que é uma árvore, provavelmente essa criança vai lhe falar nomes de mais de trinta tipos de árvores diferentes, mostrando e diferenciando cada uma delas. Além disso, vai especificar autilidade que essas árvores possuem para a sua comunidade. Se essa mesma pergunta for feita a uma criança urbana, uma resposta possível será um desenho básico com raiz, caule, folhas e frutos, especificando que se trata de um ser vivo pertencente ao reino dos vegetais. O que se percebe na situação descrita anteriormente é que estamos diante de dois tipos diferentes de conhecimento: o primeiro,eminentemente prático, diretamente relacionado à sobrevivência, passado de geração em geração pela tradição oral; o segundo, teórico, sistematizado, com o objetivo de informar, passado por intermédio de livros, revistas, documentários de televisão e até mesmo um professor, quando a criança consegue prestar atenção. A partir dessa situação, coloco um desafio ao leitor: qual dos dois tipos de conhecimento podeser considerado melhor? A pergunta anterior é muito interessante para um fórum de discussão. Antes que o caro leitor sinta-se tentado a respondê-la, devemos ter em mente que todo e qualquer conhecimento é válido. Um raizeiro (pessoa que vende raízes de plantas) possui um conhecimento prático de ervas que pode ser muito útil. O chá de camomila como relaxante, o chá de boldo para problemas defígado e o chá de erva-baleeira como antiinflamatório são alguns exemplos que demonstram a utilidade prática desse tipo de conhecimento informal. Invariavelmente, muitos dos princípios ativos pesquisados nessas plantas medicinais acabam virando fármacos (remédios) avalizados pela medicina (conhecimento formal). Ao longo da história da humanidade, iremos distinguir quatro tipos de conhecimento: oconhecimento popular ou senso comum, o conhecimento religioso, o conhecimento filosófico e o conhecimento científico. Veremos também que não existe um conhecimento que seja melhor do que outro; eles são diferentes, com características próprias e bem específicas. Cada um deles, dentro de seu escopo, possui o mesmo objetivo: responder às nossas dúvidas atuais e criar novas dúvidas. Apesar do conhecimentocientífico ser o mais sistematizado, podemos afirmar com certeza que a ciência não é o único caminho que leva à verdade.

www.oficinadapesquisa.com.br

1

Disciplina: Metodologia Científica Autor: Carlos José Giudice dos Santos

CONHECIMENTO POPULAR OU SENSO COMUM

É um conhecimento que existe desde a época dos homens das cavernas. É um conhecimento passado de geração em geração, e que, de certaforma, deu origem a todos os outros tipos de conhecimento. A grande maioria dos fatos do nosso cotidiano atual tiveram origem no senso comum, e muitas vezes, por mero acaso. A descoberta do fogo, por exemplo, foi um dos maiores saltos tecnológicos experimentados pelos homens daquela época. O homem deve ter conhecido o fogo por acaso, mas a partir do momento que dominou a arte fazer o fogo, passou ater, pela primeira vez, uma possibilidade de dominar a natureza. Chassot (2004) acredita que a cocção de alimentos foi uma provável conseqüência da descoberta do fogo. Cozinhar alimentos exigiu a utilização de utensílios impermeáveis e resistentes ao fogo (cerâmicas). A partir dessa necessidade, foram surgindo outras utilizações, que levaram aos processos de fermentação de sucos vegetais,curtição de peles, tingimento e vitrificação. Existe a possibilidade de que até mesmo a metalurgia tenha surgido por puro acaso:
Por volta de 4000 a.C., o homem usava metais. Inicialmente usava o ouro e o cobre apenas no fabrico de objetos de adorno, por serem esses metais encontrados livres na natureza. A disponibilidade de cobre aumentou muito quando foi descoberto que se podia obtê-lo, sem muita...
tracking img