Tipos de concreto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4234 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Historicamente, os romanos foram os primeiros a usar uma versão de material conhecida como pozzolana. No entanto, esse material só veio a ser desenvolvido e pesquisado no século XIX, sendo que a partir de então, teve origem o concreto.
Concreto é basicamente o resultado da mistura de cimento, água, pedra e areia, sendo que o cimento ao ser hidratado pela água, forma uma pastaresistente e aderente aos fragmentos de agregados (pedra e areia), formando um bloco monolítico.
A proporção entre todos os materiais que fazem parte do concreto é também conhecida por dosagem ou traço, sendo que podemos obter concretos com características especiais ao acrescentarmos à mistura, aditivos, isopor, pigmentos, fibras ou outros tipos de adições.
Cada material a ser utilizado na dosagemdeve ser analisado previamente em laboratório, conforme normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a fim de verificar a qualidade e se obter os dados necessários à elaboração do traço, (massa específica, granulometria, etc.).
Quando armado com ferragens passivas, recebe o nome de concreto armado, e quando for armado com ferragens ativas recebe o nome de concreto protendido ou betãopré-esforçado.
O presente trabalho tem o objetivo de apresentar alguns tipos de concreto, os quais fazem parte de uma gama de produtos que ainda são muito estudados, pesquisados, podendo serem melhorados.

1 CONCRETO

O ponto de destaque no preparo do concreto é o cuidado que se deve ter com a qualidade e a quantidade da água utilizada, pois ela é a responsável por ativar a reação química quetransforma o cimento em uma pasta aglomerante. Se sua quantidade for muito pequena, a reação não ocorrerá por completo e se for superior a ideal, a resistência diminuirá em função dos poros que ocorrerão quando este excesso evaporar.
A relação entre o peso da água e do cimento utilizados na dosagem, é chamada de fator água/cimento (a/c).
O concreto deve ter uma boa distribuição granulométrica afim de preencher todos os vazios, pois a porosidade por sua vez tem influência na permeabilidade e na resistência das estruturas de concreto.

Produtos originados de algumas misturas:

2 TIPOS DE CONCRETO

2.1 Concreto Convencional

Podemos dizer que o Concreto Convencional é aquele sem qualquer característica especial e que é utilizado no dia a dia da construção civil.
Seu Slump Test(valor numérico que caracteriza a consistência do concreto) varia em torno de 40 mm a 70 mm, podendo ser aplicado na execução de quase todos os tipos de estruturas, com os devidos cuidados quanto ao seu adensamento.
Na obra, o caminhão pode descarregar diretamente nas formas, ou pode ser transportado por meio de carrinhos de mão, gericas, gruas ou elevadores, não podendo ser bombeado.

Mesmosendo um concreto simples, requer como qualquer outro um estudo prévio de seus componentes para a determinação do traço mais econômico, obedecendo às normas da ABNT, para sua elaboração, execução e controle tecnológico da estrutura.

2.2 Concreto Dosado em Central

Seja pela necessidade crescente de se construir com qualidade, economia e rapidez; pelo desafio de se obter grandes resistências oupara atender às determinações das normas brasileiras, a tecnologia do concreto não para de evoluir.
As exigências do mercado fizeram da simples tarefa de se misturar cimento, água e agregados, um trabalho para profissionais.
Respondendo a estes desafios está o concreto dosado em central (CDC), que é o concreto fornecido pelas empresas prestadoras de serviços de concretagem (concreteiras), atravésdos caminhões betoneira.

Fruto de muito trabalho, pesquisa e desenvolvimento, o CDC atende todas as solicitações das normas brasileiras (ABNT), chamando para si, a responsabilidade sobre o controle dos materiais; a dosagem; a mistura; o transporte e a resistência do concreto.

2.3 Concreto Virado na Obra

Concreto “Virado na Obra” é uma forma popular de dizer que o concreto esta sendo...
tracking img