Tipos de comunicadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1078 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O seguinte trabalho tem como objetivo analisarmos os tipos de comunicadores que toda escola tem. Hoje existem vários tipos de professores, alguns têm mais facilidade com a comunicação, outros nem tanto.
Na nossa sociedade o professor é visto como aquele que coloca em prática o que dizem os pesquisadores, desconhecendo a prática dasala de aula. Podemos dizer que o professor é um agente de comunicação. Portanto, é fundamental que, tendo consciência de seu papel no processo de comunicação, o professor saiba como tirar maior proveito para conquistar seus objetivos em sala de aula. Mais do que falar durante a aula inteira e passar o conteúdo, o professor precisa conquistar a atenção do aluno, e, para que isso aconteça, eimportante utilizar todas as formas que a comunicação oferece.
Dentro da sala de aula, o que se verifica na maioria das vezes é o estabelecimento de regras disciplinares no modo arbitrário. Este um tipo de professor que consegue ordem na sala de um modo nada amigável, enfim existem vários tipos de professore-comunicadores, alguns agradam outros não e é isso que vamosanalisar no seguinte trabalho baseado no texto cartão vermelho: Tipos de comunicador-problema.

Ninguém é igual á ninguém. Ninguém agrada todo mundo, e assim também é na sala de aula. Alguns tipos de professores podem causar impactos profundos na vida escolar de um aluno. Existe o tipo tímido que é tipo calado, fala baixo, quieto e que na maioria das vezes não daabertura para dialogar e discutir algum conteúdo e quando isso acontece não olha no olho do aluno, deixando assim de passar segurança no que fala. Tem o tipo egocêntrico, nesse modelo podemos dizer que muitas vezes o aluno se sente inferior por achar que o professor é o sabe-tudo da sala e não participa diretamente da aula. O tipo erudito não tem sensibilidade para adequar seu vocabulário, utilizandotermos e expressões difíceis demais, deixando os alunos sem entenderem muita coisa da explicação do conteúdo dado. Já o tipo hipnotizador executa sua aula com muita lentidão, dando sono nos alunos, tirando a atenção e dando espaço a falta de paciência e de interesse. Por falar muito lento pode deixar o aluno com sono mais também pode levá-lo a melhor compreensão da aula dada por falar com calma.O tipo modesto de uma forma quer que o aluno fale que ele é o melhor, que a opinião dele é a certa, quer que o aluno o adule exaltando-o. O verborrágio fala demais, não dando tempo de o aluno refletir, cabe ao professor mediar às opiniões para o aluno poder participar mais das aulas, com esse tipo de professor o aluno pega tudo pronto e não desenvolve sua critica. O aluno acaba achando graça detanto entusiasmo. O tipo desesperado não se prepara, não planeja. Isso leva o aluno a pensar que se o professor não sabe o que faz na hora da aula, porque o aluno tem que fazer tarefa, prestar atenção. O professor espalhafatoso tira toda atenção do aluno para ele no seu modo de vestir e se comportar. Preocupa-se mais com sua vaidade do que com a aprendizagem dos alunos. Os alunos, por sua vez,preocupam-se mais em criticar seu jeito do que aprender o conteúdo dado. O último tipo é a fera enjaulada que anda demais durante a aula tirando a concentração do aluno. Este tipo pode trazer medo e ao mesmo tempo respeito na sala de aula. O professor não pode deixar o aluno com medo dele e sim mostrar que o aluno pode contar com ele em todos os sentidos.
Na minha vidaacadêmica encontrei bons educadores. Espalhafatoso, fera enjaulada, o erudito e claro o desesperado, acho que todos têm um pouco de desespero dentro de si. Hoje os professores são mais bem preparados e só não avançam nessa profissão quem não quer. Não só modelos ruins passaram pela minha vida acadêmica, também tive ótimos educadores, aqueles que dão de tudo para prender a atenção do aluno....
tracking img