Tipos de computadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Computadores descartáveis (RFID)
Computadores descartáveis, um conceito estranho de se pensar para a maioria das pessoas que usam computadores pessoas do qual guardam e compartilham muitas informações com outros, mas, os computadores descartáveis são na verdade microcomputadores que contem normalmente uma única função como em um cartão de natal em que se toca música, essa musica é produzida poresse computador q se encontra no cartão e q irá eventualmente ser jogado fora com ele.
   
 Atualmente desenvolvem-se chips RFID (Radio Frequency Identification - identificação por radiofrequência), são chips que podem ser produzidos com o custo de apenas alguns centavos que não contém bateria com menos de ,0,5mm de espessura que contem um micro radiotransponder e um único número de 128 bitsembutido. Estes chips funcionam da seguinte maneira, quando pulsados por uma antena externa, é alimentada pelo sinal de rádio de entrado por tempo suficiente para transmitir seu número de volta a antena, mas, para que serviria isto? Você pode se perguntar uma aplicação muito simples de se entender seriam usa-los no lugar dos códigos de barra dos produtos para tonar todo o processo deidentificação mais pratico para as lojas e também para o cliente que pode conter um cartão com um chip desses do qual ao passar pela porta da loja um leitor com uma antena que envia um sinal a todos os produtos para serem identificados e também para que o seu cartão de credito ou cartão do banco seja identificado e então a loja poderá te enviar futuramente a fatura de sua compra, ou se o cartão for inválidosoar um alarme ante furto.
    Como podemos ver os computadores descartáveis parecem uma classificação estranha a um primeiro momento mas, na verdade são ótimas alternativas e suas passibilidades infinitas para facilitar nosso dia a dia.

Identificador RFID

Identificador RFID

Microcontroladores

Um microcontrolador (também denominado MCU) é um computador-num-chip, contendo umprocessador, memória e periféricos de entrada/saída. É um microprocessador que pode ser programado para funções específicas, em contraste com outros microprocessadores de propósito gerais (como os utilizados nos PCs). Eles são embarcados no interior de algum outro dispositivo (geralmente um produto comercializado) para que possam controlar as funções ou ações do produto. Um outro nome para omicrocontrolador, portanto, é controlador embutido.
Os microcontroladores se diferenciam dos processadores, pois além dos componentes lógicos e aritméticos usuais de um microprocessador de uso geral, o microcontrolador integra elementos adicionais em sua estrutura interna, como memória de leitura e escrita para armazenamento de dados, memória somente de leitura para armazenamento de programas, EEPROM paraarmazenamento permanente de dados, dispositivos periféricos como conversores analógico/digitais (ADC), conversores digitais/analógicos (DAC) em alguns casos; e, interfaces de entrada e saída de dados.
Com frequências de clock de poucos MHz (Megahertz) ou talvez menos, os microcontroladores operam a uma frequência muito baixa se comparados com os microprocessadores atuais, no entanto são adequadospara a maioria das aplicações usuais como, por exemplo, controlar uma máquina de lavar roupas ou uma esteira de chão de fábrica. O seu consumo em geral é relativamente pequeno, normalmente na casa dos miliwatts e possuem geralmente habilidade para entrar em modo de espera (Sleep ou Wait) aguardando por uma interrupção ou evento externo, como por exemplo, o acionamento de uma tecla, ou um sinal quechega via uma interface de dados. O consumo destes microcontroladores em modo de espera pode chegar à casa dos nanowatts, tornando-os ideais para aplicações onde a exigência de baixo consumo de energia é um fator decisivo para o sucesso do projeto.
De forma oposta aos microprocessadores, onde se superdimensiona ao máximo tendo como limite o preço que o usuário deseja investir, a escolha do...
tracking img