Tipos de apoios estruturais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (466 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TIPOS DE APOIOS ESTRUTURAIS

Vinicius Silva Meireles
Fabiano Junqueira


RESUMO
Mostra o que são vínculos, os tipos de vínculos e como se comportam cada um deles. Ajuda na visualizaçãode elementos estruturais que são responsáveis por apoiar qualquer tipo de estrutura.

Palavras-chave: Reações de apoio. Estruturas isostáticas. Tipos de apoio.

1 VINCULAÇÕES DOS SISTEMASPLANOS

Sistema plano: todos os elementos são rigidamente vinculados a um plano, isto é, podem se movimentar apenas nas direções contidas neste plano, e todas as forças, ativas e reativas sãoaplicadas neste plano (isto é uma idealização, não existe na realidade).
Os elementos estruturais que são trabalhados nesse plano são os seguintes:
* Barra: tem a função estática de transmitir força ea função geométrica de determinar as distâncias de seus pontos extremos.
* Chapa: tem a função estática de transmitir qualquer esforço e a função geométrica de determinar a posição relativa devários de seus pontos.
* Nó: é uma articulação em que são juntadas várias barras pelas suas extremidades;
* Vínculos: são apoios e articulações pelos quais são unidas as chapas entre si.No sistema plano uma chapa tem 3 graus de liberdade, ou seja, pode se movimentar, se deslocar de três formas: 2 translações (eixos x e y) e uma rotação. Os vínculos têm a função de impedir osdeslocamentos em uma determinada direção.
Vínculos são elementos que impedem o deslocamento de pontos das peças, introduzindo esforços nesses pontos correspondentes aos deslocamentos impedidos. Osdeslocamentos podem ser de translação ou de rotação.


1.1 Apoios no plano

No plano, um corpo rígido qualquer tem três graus de liberdade de movimento: Deslocamento em duas direções e rotação. Aseguir vemos exemplos de cada apoio, e como eles são representados.

Figura 1 – Tipos de apoio. Ferdinand P. Beer e E. Russell Johnston (2007)





A) Apoio de primeiro gênero:...
tracking img