Tipologias das organizações

Páginas: 8 (1916 palavras) Publicado: 19 de abril de 2011
Tipologias das Organizações

  Não existem duas organizações iguais. As organizações são diferentes entre si e apresentam enorme variabilidade. Contudo, elas apresentam certas características que permitem classificá-las em certos grupos ou tipos. Essas classificações que denominaremos tipologias das organizações.
Para facilitar a análise comparativa das organizações, boa parte dos autoresestruturalistas desenvolveu tipologias de organizações, tentando classificá-las de acordo com certas características distintivas.
Tipologia de Etzioni

            Segundo Etzioni, as organizações possuem as seguintes características:
* Divisão de trabalho e atribuição de poder e responsabilidades: De acordo com um planejamento intencional para intensificar a realização de objetivosespecíficos.
* Centros de poder: Controlam os esforços combinados da organização e os dirigem para seus objetivos; esses centros do poder precisam também reexaminar continuamente a realização da organização e, quando necessário, reordenar sua estrutura, a fim de aumentar sua eficiência.
* Substituição do pessoal: As pessoas podem ser demitidas ou substituídas por outras pessoas para as suas tarefas.A organização pode recombinar seu pessoal através de transferências e promoções.
 
As unidades sociais controlam os seus membros. As organizações, como unidades sociais com finalidade específica, são unidades artificiais: são planejadas e deliberadamente estruturadas; revêem constantemente as suas realizações e se reestruturam de acordo com os resultados. Nesse sentido, diferem das unidadessociais naturais, como família, grupos étnicos ou comunidade. A artificialidade das organizações é uma característica decorrente de dois fatores: a preocupação com a realização e a tendência para serem mais complexas do que as unidades naturais. Nas organizações, o controle informal não é adequado, pois não se pode confiar na identificação dos seus participantes com as tarefas que devem realizar, porisso, as organizações impõem uma distribuição de recompensas e sanções para garantir obediência às suas normas, regulamentos e ordens. Daí os meios de controle. Para Etzioni, os meios de controle utilizados pela organização podem ser classificados em três categorias: controle físico, material ou simbólico.
* Controle físico: É o controle baseado na aplicação de meios físicos ou de sanções ouameaças físicas. O controle físico procura fazer com que as pessoas obedeçam por meio de ameaças de sanções físicas, da coação, da imposição, da força e do medo das conseqüências. A motivação é negativa e baseia-se em punições. Corresponde ao poder coercitivo.
* Controle material: É o controle baseado na aplicação de meios materiais e de recompensas materiais. As recompensas materiais sãoconstituídas de bens e de serviços oferecidos. A concessão de símbolos (como dinheiro ou salário) que permitem adquirir bens e serviços é classificada como material, porque o resultado para quem recebe é semelhante ao de meios materiais. É o controle baseado no interesse, na vantagem desejada e nos incentivos econômicos e materiais.
* Controle normativo: É o controle baseado em símbolos puros ou emvalores sociais. Existem símbolos normativos (como de prestígio e estima) e sociais (como de amor e aceitação). É o controle moral e ético, por excelência, e baseia-se em convicção, fé, crença e ideologia. A utilização do controle normativo corresponde ao poder normativo-social ou poder normativo.
Cada tipo de controle provoca um padrão de obediência em função do tipo de interesse em obedecer aocontrole. Assim, existem três tipos de interesse ou de envolvimento dos participantes da organização:
* Alienatório: O indivíduo não está psicologicamente interessado em participar, mas é coagido e forçado a permanecer na organização.
* Calculista: O indivíduo sente-se interessado na medida em que seus esforços tenham uma vantagem ou compensação econômica imediata.
* Moral: O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tipologia das Organizações
  • Tipologia de organizações
  • Tipologia das organizações
  • Organizações e suas tipologias
  • Tipologia das organizações
  • A tipologia de Jung nas organizações
  • as tipologias
  • Tipologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!