Tipologia de eventos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1070 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TIPOLOGIA DOS EVENTOS


( ASSEMBLÉIA – reunião da qual participam delegações representantes de grupos, estados, países etc. Sua principal característica é debater assuntos de grande interesse de classes profissionais, países, regiões ou estados.

( BRAINSTORMING ou TEMPESTADE DE IDÉIAS – reunião desenvolvida para estimular a produção de idéias. É uma reunião dividida em 2 etapas: criativa eavaliativa. Na primeira etapa uma pessoa do grupo fica responsável pela anotação das idéias que são expostas sem censuras e preconceitos. Na segunda parte, o grupo discute as idéias que foram coletadas, avaliando o que pode contribuir para o objetivo final do encontro. Este tipo de evento é bastante utilizado pelas agências de publicidade para a criação de campanhas e organizadoras de eventos paracaracterização dos mesmos.

( BRUNCH – evento recentemente importado dos USA, onde o nome mesmo já caracteriza a junção de breakfast (café da manhã) com lunch (almoço). Bastante utilizado em hotéis, seu sucesso está ligado a forma equilibrada como são servidos doces, salgados, sucos e bebidas alcoólicas leves.

( COLÓQUIO – reunião fechada que busca esclarecer determinado tema ou algumatomada de decisão. Geralmente há um moderador que estabelece subtemas para o tema central, ao mesmo tempo em que conduz as discussões.

( CONCÍLIO – reuniões católicas, na qual são tratados assuntos dogmáticos, doutrinários.

( CONCURSO – sua principal característica é a competição, podendo ser aplicado a diversas áreas e coordenado por uma comissão que estabelece o regulamento, a premiação e ojúri.

( CONFERÊNCIA – caracteriza-se pela apresentação de um tema informativo (geral, técnico ou científico) por autoridade em determinado assunto para um grande número de pessoas. É uma reunião bastante formal, exigindo a presença de um presidente de mesa que coordena os trabalhos. Não são permitidas interrupções e as perguntas são feitas por escrito no final da apresentação.

( CONGRESSO -reuniões promovidas por entidades associativas que visam debater assuntos de interesse de determinado ramo profissional, como, por exemplo; médicos, engenheiros, professores, economistas etc. As sessões de trabalho dos congressos são divididas em vários outros tipos de evento: mesa-redonda, conferência, palestras. Um documento conhecido como “Anais do Congresso” registra as conclusões dos trabalhosapresentados.

(CONVENÇÃO – é uma reunião promovida por empresas, setores industriais, e partidos políticos; que busca a integração de pessoas pertencentes a uma determinada empresa ou partido político, onde são oferecidos certos estímulos coletivos a fim de que essas pessoas possam agir em defesa dos interesses da referida empresa ou partido.

( COQUETEL – reunião de pessoas cujo objetivo é acomemoração de alguma data ou acontecimento. É um evento de curta duração, nunca deve ultrapassar uma hora e meia. Segundo Marcelino Carvalho é um evento de “4 S” – surgir, saudar, sorrir e sumir.

( DEBATE – discussão entre dois ou mais oradores, cada um defendendo um ponto de vista, com a presença de um moderador para coordenação. Pode ser aberto ao público ou transmitido por veículo de mídia,entretanto, a platéia NUNCA participa com perguntas.

( DESFILE – evento que se classifica na categoria promocional e geralmente é promovido por confecções para apresentação de seus produtos.

( ENCONTRO – reunião de pessoas de uma categoria para debater sobre temas antagônicos, apresentados por representantes de grupos participantes, necessitando de um coordenador para resumir e apresentar asconclusões aos diversos grupos.

( ENTREVISTA COLETIVA – tipo de evento no qual um representante de empresa, entidade ou governo se coloca à disposição para responder sobre determinado assunto de seu conhecimento, onde os questionadores são a imprensa.

( EXPOSIÇÃO – exibição pública de produção artística, industrial, técnica ou científica. Pode haver ou não vendas dos produtos expostos....
tracking img