Tipologia de blau e scott

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1227 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tipologia de BLAU e SCOTT
Blau e Scott apresentam uma tipologia das organizações baseada nobeneficiário, ou seja, de quem se beneficia com a organização.Para BLau e Scott, há quatro categorias de participantes que podemse beneficiar com uma organização formal:a)os próprios membros da organização;b)os proprietários ou dirigentes da organização;c)os clientes da organização:d)o público em geral.Emfunção dessas quatro categorias de beneficiários principal que aorganização visa atender, existem quatro tipos básicos de organizações:a)associação de benefícios mútuos: em que o beneficiárioprincipal São os próprios membros da organização como as associaçõesprofissionais, as cooperativas, os sindicatos, os fundos mútuos, osconsórcios etc;b)organizações de interesses comerciais: em que osproprietáriosou acionistas são os principais beneficiários da organização como a maiorparte das empresas privadas, sejam sociedades anônimas ou sociedades deresponsabilidade limitada;c)organizações de serviços: em que um grupo de clientes é obeneficiário principal. Exemplos: hospitais, universidades, escolas,organizações religiosas e agências sociais;d)organizações de Estado: em que o beneficiário é opúblico emgeral. Exemplos: a organização militar, correios instituições jurídicas epenais, segurança pública, saneamento básico etc.A tipologia de BLau e Scott apresenta a vantagem de enfatizar aforça de poder e de influencia do beneficiário sobre as organizações, aponto de condicionar a sua estrutura.
Objetivos Organizacionais
Um objetivo organizacional é uma situação desejada que umaorganizaçãotenta atingir; um objetivo é um estado que se procura, e nãoum estado que se possui. A eficiência geral de uma organização édeterminada pela medida em que essa organização atinge seus objetivos.
Funções dos objetivos organizacionais:
- pela apresentação de uma situação futura indica uma orientação quea organização procura seguir;- os objetivos constituem uma fonte de legitimidade quejustifica asatividades de uma organização;- os objetivos servem como padrões para avaliar o êxito daorganização;
- os objetivos servem como unidade de medida para o estudioso deorganizações que tenta verificar e comparar a sua produtividade.Os objetivos são ideais que a organização pretende atingir etransformar em realidade. Dois modelos de organização:- modelos de sobrevivência: quando a organizaçãodesenvolveobjetivos que lhe permitem simplesmente existir e manter suaprodutividade;- modelos de eficiência: desenvolve objetivos que lhe permitem nãoapenas existir, mas também funcionar dentro de padrões de crescenteeficiência.O estabelecimento de objetivos por uma organização é intencional, éum processo de interação entre a organização e o ambiente.
Há cinco categorias de objetivosorganizacionais
:A) Objetivos da sociedade: o ponto de referência é a sociedade emgeral, preenchendo as necessidades da sociedade. Ex: manter a ordempública.B) Objetivos de produção: o ponto de referência é o público queentra em contato com a organização. Ex: serviços a empresas.C) Objetivos de sistemas: o ponto de referência é o estado oumaneira de funcionar da organização. Ex: ênfase nos lucrosdaorganização.D) Objetivos de produtos: o ponto de referência são ascaracterísticas dos bens e serviços produzidos. Ex: ênfase na variedadede produtos.E) Objetivos derivados: o ponto de referência são os usos que aorganização faz do poder originado na consecução de outros objetivos. Ex:serviços comunitários.As organizações podem alterar seus objetivos, no processo deajuntamento a situações imprevistas. Oobjetivo de uma organização não éum só, e sim um conjunto de objetivos.Há uma relação íntima entre os objetivos organizacionais e o meio, oque necessita uma constante reavaliação desses objetivos em face dasalterações do meio ambiente e da organização.
Ambiente Organizacional
Ambiente é tudo o que envolve externamente uma organização.Uma organização depende de outras organizações para seguir...
tracking img