Tipo de soro

Páginas: 3 (658 palavras) Publicado: 29 de março de 2013
Soro glicosado
Soro glicosado é uma solução isotônica em relação ao sangue, que contém 5%, em massa, de glicose (C6 H12 O6) em água destilada, ou seja, cada 100 mL de soro glicosado contém 5 gramasde glicose.

A glicose é uma fonte de energia que é facilmente absorvido pelas células, daí ser extensivamente usado em medicina como nutriente energético, via endovenosa.

Existem sorosglicosados com concentrações de 2,5% e 10% que são, respectivamente, hipotônico e hipertônico em relação ao sangue.

O soro glicosado é um medicamento, e portanto só deve ser usado sob prescrição médica.O soro glicosado a 5% serve para muitas coisas mas o primordial seria manter níveis energéticos com aporte de glicose, porém não se consegue um aumento muito importante pois sua concentração éisotônica(semelhante a dos fluidos corpóreos), quando se quer um aporte maior de glicose para o paciente, em caso de hipoglicemia por ex. o ideal é o uso de soluções hipertonicas como glicose a 10% ou a 25%ou ainda a 50%.


O soro fisiológico é uma solução isotônica quando comparado aos líquidos corporais, que apresenta 0,9% em massa, de NaCl em água destilada, em outras palavras, em cada 100 mL deágua encontram-se dissolvidos 0,9 gramas do sal.

Não se sabe ao certo quando surgiu o soro fisiológico, mas acredita-se que foi durante a pandemia de cólera ocorrida na Europa durante o século XIX.Por meio de exames realizados no sangue de pacientes com a enfermidade, constatou-se uma perda de 28% do plasma, resultando em um sangue mais denso e escuro. Para restabelecer sua densidade e cor, foisugerida a aplicação intravenosa de uma solução aquosa com sais oxigenados.

Essa teoria deu início à reposição hídrica e eletrolítica do sangue. Os pesquisadores passaram a administrar injeçõesintravenosas, em pacientes com cólera, com soluções 0,9%, resultando, muitas vezes, na melhora dos mesmos.

Diversas soluções foram produzidas por diversos pesquisadores, sendo que em 1896 foi...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • tipos de soros
  • tipos de soros
  • soro
  • Soros
  • Soros
  • Soros
  • Soros
  • Soros

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!