Tipo de enbarcações

474 palavras 2 páginas
Descrições dos Tipos de Embarcações

Alvarenga

[pic] É uma plataforma ambulante sem propulsão

Batelão

[pic] Embarcações robustas, construídas em madeira ou aço com fundo chato, para desembarque ou transbordo de cargas nos portos.

Barca

[pic] É utilizado para classificar embarcações de convés chato e propulsão a maquinas. É uma embarcação a vela relativamente antiga. O nome desta embarcação deve se, possivelmente, ao fato de ser construídas por três mastros.

Barcaça

[pic] É um barco motorizado com convés amplo. Pode também ser chamado de um barco a vela utilizado no transporte de passageiro e sal. É uma embarcação de fundo chato usado para transportar grandes quantidades de carga. Empurradas ou puxadas por rebocadores, elas também são usadas para o transporte de containers. As barcaças navegam em rios ou lagos com pouca profundidade. Como necessita de poucos tripulantes e carrega muita carga torna se uma embarcação extremamente econômica, e causa um menor impacto ambiental comparado aos demais meios de transporte.

Bergantim

[pic] Pequeno veleiro utilizado nos séc. XVII e XIX, principalmente para o comercio e transporte em rotas pequenas. Possuía dois mastros e gurupés.
Com a necessidade de navios maiores no final do sec. XVIII surgiram Bergantim com três mastros.

Bringue

[pic] Era utilizado como embarcação armada, podendo carregar ate vinte canhões. Veleiro de dois mastros e grupes muito utilizado no comercio.

Caravela

[pic] É um navio rápido, de fácil manobra, de proporções modestas e que, em caso de necessidade, podia ser movida a remos. Eram navios de pequeno porte, de três mastros, um único convés e pote sobrelevada na popa. As velas permitiam que e ficasse indo de um lado para o outro, fazendo curvas contra o vento e consequentemente, explorar zonas cujo regime dos ventos era desconhecido.

Cargueiro

[pic] Navio utilizado no transporte de carga variada, podendo possuir de um a quatro porões

Relacionados

  • Transportes
    1208 palavras | 5 páginas
  • corrosão quimica
    2719 palavras | 11 páginas
  • seguranca maritima
    20586 palavras | 83 páginas
  • estudante
    75330 palavras | 302 páginas