Tipagem sanguinea

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (493 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade de Cuiabá
Ciências Biológicas

CÁSSIO BENEDITO
JÉSSICA VERÔNICA V. BARBOSA
MARIA LUIZA GROFF




Relatório



17 de Novembro de 2011
Cuiabá-MTCÁSSIO BENEDITO
JÉSSICA VERÔNICA V. BARBOSA
MARIA LUIZA GROFF






Relatório




Relatório de aula de laboratório sobre tipagem sanguínea, do curso deciências biológicas, do III Semestre, matutino requerido pela professora Luciana.







Introdução
Os grupos sanguíneos ou tipos sanguíneos foram descobertos no início do séculoXX, quando o cientista austríaco Karl Landsteiner se dedicou a comprovar que havia diferenças no sangue de diversos indivíduos. Ele colheu amostras de sangue de diversas pessoas, isolou os glóbulosvermelhos e fez diferentes combinações entre plasma e hemácias, tendo como resultado a presença de aglutinação dos glóbulos em alguns casos, e sua ausência em outros. Landsteiner explicou então por quealgumas pessoas morriam depois de transfusões de sangue e outras não. Em 1930 ele ganhou o Prêmio Nobel por esse trabalho.
Objetivo
Compreender, analisar, e aprender sobre a tipagem sanguínea, ondepodemos usar a prática como uma das formas de aprendizado, facilitando assim o conhecimento acerca do conteúdo dado em sala de aula.

Materiais e Métodos
* Lamina de microscopia
* SoluçõesAnti A, Anti B e Anti D (fator Rh) (foto1)
* Sangue (voluntário)
* Agulha
* Palito de dente
Primeiro com a agulha furam o dedo de um voluntário, e em seguida coloca-se na laminamicroscopia 3 gotas de sangue lado a lado. Sobre cada gota de sangue coloca-se uma gota de soro- reagente (foto2), para se fazer a identificação da tipagem sanguíneas e do Fator Rh. Usa-se o palito de dentepara mexer o sangue para um resultado mais rápido (foto3)

Resultado
Se não houver aglutinação em nenhum dos lados, o sangue em exame é do grupo O. Se houver aglutinação nos dois lados, o...
tracking img