Tioglicolato

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2863 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O TIOGLICOLATO DE AMÔNIA é um ativo químico obtido pela reação entre o ácido tioglicólico e a amônia. Ele age no córtex, quebrando as cadeias de cistina que compõem a fibra capilar, deixando o fio maleável, para ser moldado como desejar. Tem PH alcalino em torno de 9 e necessita neutralização, feita comumente com peróxido de hidrogênio.

A aplicação deste ativo é indicada para alisamentossuaves ou na escova definitiva  (procedimento em que o cabelo recebe chapinha antes da neutralização) que resulta em fios extremamente lisos e alinhados.
O processo é indicado para quem tem cabelo volumoso ou cacheado, a substância permite que os fios fiquem lisos, mas sem perder o movimento, dando um efeito mais natural. O alisamento com tioglicolato tem efeito permanente (não sai com lavagem) e oretoque é feito apenas na raiz a medida que esta vai crescendo.
O tioglicolato de amônia também é nota dez para as mulheres que possuem cachos, mas não querem deixar as madeixas totalmente escorridas, pois de acordo com a técnica utilizada pelo profissional, pode reduzir o volume sem acabar com as ondas.

Na verdade, o segredo do processo está na escovação, é ela que vai dar o molde ao fio,deixando-o mais liso ou apenas reduzindo o volume. O Tioglicolato de Amônia é vendido no mercado com vários nomes comerciais diferentes, fique de olho no rótulo e na formulação. Outra coisa, procure sempre um profissional para realizar a técnica, jamais tente fazer sozinha em casa, o resultado pode ser desastroso.

Os produtos profissionais geralmente dão melhores resultados, pois em sua formulaçãolevam ativos de tratamento para repor as proteínas que os fios perdem no processamento.
O tioglicolato de amônia também é o único alisante que pode ser compatível com colorações a base de amônia, pórem isso dependerá da saúde dos fios, verificada pelo teste de mecha.
Lembrando sempre que o tioglicolato de amônia é IMCOMPATÍVEL com alisantes a base de sódio ou guanidina, isto significa que quemusa uma base não pode jamais usar outra. Em cima de fio processado não se usa outro ativo diferente do usado anteriormente.
Exija sempre o teste de mecha! Háá, tem outra matéria (muito boa) sobre alisamento com tioglicolato AQUI!
Fonte: Cabelos e Cosméticos, Cabelos e Cia e Instituto Embelleze.
PALAVRA DE CABELEIREIRA;

Especial Alisamento Edição especial com 17 questões para tirar todas assuas dúvidas sobre química, escova progressiva e defrisagem por Danielle Mora
| Cláudia Chedid/Arquivo Duetto |
| |
| |
|
Quais cuidados devem ser tomados ao fazer alisamento em um cliente que vem de outro salão ou que alisou em casa?
O maior cuidado é descobrir se o alisante usado anteriormente será compatível com a marca usada em seu salão. Ou seja, se a fórmula de antes era àbase de tioglicolato de amônia, não se deve usar, agora, um alisante à base de hidróxido de sódio ou de cálcio. "A base química precisa ser a mesma", alerta Joana Silva, técnica da Wella. Além disso, produtos de alisamento à base de metal ou de vegetais como o henê são incompatíveis com qualquer outra fórmula.

Em que situações os fios podem cair ou se partir durante um alisamento?
Tratamentos outransformações no cabelo não são responsáveis pela queda dos fios, que acontece por questões internas: perda natural pela idade, problemas hormonais ou até mesmo porque o fio terminou seu ciclo de vida. Mas a química pode, sim, fazer com que se partam, quando feita de maneira inadequada. Por exemplo, quando a ação do produto alisante for forte demais para o tipo de cabelo. Um teste prévio em umapequena mecha da nuca ajuda a decidir entre as fórmulas suave, normal ou forte.
Segundo Joana Silva, técnica da Wella, outro motivo freqüente para fios partidos é a forma de aplicação. O cabelo deve ser penteado e enluvado seguindo o sentido de seu crescimento, para frente ou para o lado, não para trás, explica. Ainda pode ser motivo do problema deixar o produto por mais tempo do que o indicado...
tracking img