Tintoretto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1228 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Biografia e obras de
TINTORETTO




O objetivo deste trabalho é apresentar a biografia de um personagem muito importante do Renascimento. O Renascimento traz como principais características o florescimento das artes, e um vigoroso despertar de todas as formas de pensamento. A redescoberta da antiga filosofia, da literatura e da ciência. E dentro de todas essas características, surgeJacopo Tintoretto.
A importância do saber da história da arte e do antigo passado, é algo que influencia em nosso conhecimento, em nossa cultura. Através disso, podemos perceber que um trabalho é capaz de alimentar nossa mente de boas informações e ilustrações. Um dos objetivos é esse: passar para o leitor a biografia de alguém que fez a história de um lugar, e que pode ter influenciado desde aquelaépoca, até agora, em nossas vidas.
A pesquisa é a parte fundamental de um trabalho. A metodologia utilizada foi a pesquisa através de sites e de uma enciclopédia virtual (Encyclopædia Britannica).



















Biografia
Jacopo Robusti, conhecido por Titoretto foi um pintor italiano do final do período renascentista. Ele ganhou o apelido de Tintoretto (pequenotintureiro) ainda jovem, devido ao seu pai que era tintureiro de seda. Nasceu em Veneza por volta de 1518.

A vida de Jacopo
Na infância, Jacopo, começou a decorar as paredes da tinturaria de seu pai com pinturas. Vendo seu talento, o pai o levou para a oficina de Ticiano. Dizem que o mestre ficou pouco tempo com ele, por ter percebido o talento e a independência do menino, o que faria dele um pintor,mas não um bom aprendiz. Tintoretto estudou então por conta própria, observando as obras dos grandes mestres. Mais tarde adotou como lema em seu estúdio a frase O desenho de Michelangelo e a cor de Ticiano. Em 1539 já se estabelecera como pintor, e voltou de uma viagem a Roma impressionado com a obra de Michelangelo. Em 1550 casou-se com a filha de um banqueiro e até o fim da vida dedicou-sesomente à pintura.
Tintoretto começou ajudando o pintor Schiavone, seu amigo, a decorar paredes. Na sequência conseguiu encomendas para seu próprio trabalho. Seus dois primeiros trabalhos foram murais descritos como A Festa de Balthasar e Carga de Cavalaria, sem maiores notícias. Seu primeiro trabalho a ter repercussão foi um retrato dele e seu irmão com um efeito noturno, como os anteriores tambémperdido. Uma das pinturas iniciais ainda existentes está na igreja de Carmine, em Veneza, a Apresentação de Jesus no Templo. Em São Benedito estão A Anunciação de Cristo e a Mulher de Samaria. Para a Escola da Trindade (na verdade um hospital e asilo em Veneza) ele pintou quatro passagens do Gênesis, duas delas, Adão e Eva e Morte de Abel, atualmente na Academia Veneziana, mostram um trabalho nobrede alta maestria, que não deixam dúvidas que Tintoretto nessa época já era um pintor consumado, um dos poucos que conseguiram reconhecimento sem um aprendizado formal.
Durante o ano de 1546, Tintoretto pintou para a igreja da Madona do Horto três de seus melhores trabalhos, A Confecção do Calf Dourado, Apresentação da Virgem no Templo e Último Julgamento. Em 1548 recebeu a encomenda de quatroquadros para a Escola de São Marcos, Encontrando o Corpo de São Marcos em Alexandria, O corpo do Santo trazido a Veneza e Votos do Santo. Finalmente O Milagre do Escravo, celebrada obra que é uma das glórias da Academia Veneziana, representa a lenda de um escravo cristão torturado em punição por devoção ao santo e salvo por um milagre.
Estes quatro trabalhos foram recebidos com geral aplauso. Seustempos de obscuridade terminaram. Era notável o suficiente para casar com Faustina de Vescovi, filha de um nobre veneziano. Ela foi uma boa esposa, que aturava seu gênio intratável e lhe deu dois filhos e cinco filhas.
Tintoretto morreu em 31 de maio de 1594 de uma doença que começou como uma dor de estômago, seguida de febre. Foi enterrado na igreja da madona do Horto, ao lado de sua filha...
tracking img