Tintas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1949 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Segundo dicas de artesanatos, alguns livros ditam que a china em meados do ano mil já tinha o domínio sobre a técnica da fabricação de tintas. A primeira receita foi conhecida como negro de fumo, misturando água com cola ou óleo de linhaça. Com o tempo, as substancias vegetais foram adicionados a minerais, sementes, dentre outros.
Através do alcatrão de hulha que se tornou possívela revolução das cores. Em seguida o óleo de linhaça foi trocado por óleos sintéticos, facilitando a secagem e tempo depois com resina a fórmula se tornou estável.
Com as novas tecnologias, as tintas secam mais rápido por evaporação, ação infravermelha e ultravioleta. A tinta é composta por pigmentos, ligantes, líquidos e aditivos. Os primeiros são responsáveis pela cor e cobertura. Os líquidospela consistência. Os ligantes dão liga aos pigmentos e adesão ao filme da tinta. Alem de conservantes, que impedem a formação de bactérias e que não ocorram contaminações quando abertas. Também tem os conservantes fungicidas assim retardando fungos principalmente nas áreas úmidas. Já para evitar ou estourar as bolhas que vem de fabrica ou acorre por algum outro processo usa-se anti-espumante.Para melhorar as características das tintas a base de água ou solventes usa-se aditivos. O espessantes trabalham a viscosidade e a espessura que o filme vai ter depois de secar. Os aditivos naturais tem uma sensibilidade maior, por isso se deterioram mais fácil.
Aditivos surfactantes impedem que seus componentes se separem ou fique impróprio. São considerados condutores de calor devido tornar oscorantes compatíveis com o produto, de modo que a cor seja sempre a mesma.
Para que a tinta forme um bom filme quando aplicado a temperaturas adequadas usa-se coalescentes que funciona como um ligante. Existe também co-solventes que garante a qualidade mesmo após ter sido congelado, alem de facilitar o trabalho com o pincel.
Tintas

Segundo a fazfacil o nome tinta é dado a uma família deprodutos usados para proteger e dar cor a objetos ou superfícies, cobrindo-os com uma cobertura pigmentada.
A tinta é aplicada praticamente qualquer objeto. Usa-se em artes, na indústria: produção de automóveis, equipamentos, tubulações, produtos eletrônicos; como proteções anti-ferrugem,; na construção civil: em paredes interiores, em superfícies exteriores.
Tinta é uma mistura estabilizada depigmentos e cargas em uma resina, formando uma película solida fosca ou brilhante, que tem a finalidade de proteger e ao mesmo tempo embelezar. Sua finalidade é revestir uma superfície.
A tinta liquida é constituída por três partes: resina (responsável pela transformação do estado liquido para o solido, alem de aglomerar as partículas de pigmentação), diluentes (viscosidade, facilita a aplicaçãodas tintas), e aditivos (auxilia na secagem) e (aglomerantes).

Pinturas na construção civil
A pintura é de extrema importância para a construção, mais que decoração e proteção, ajuda na higienização, além de isolante térmico e controlar a luminosidade, pode ajudar as pessoas psicologicamente. É uma das partes mais caras da obra.
Mesmo que se tenha uma parede bem acabada, não deve aplicar oproduto diretamente. Superfícies de reboco ou concreto trazem problemas, não são tão simples, por serem quimicamente agressivos, assim atacando e destruindo a aplicação.
Alcalinidade provoca saponificação, formando manchas nas pinturas, ocasionando amolecimento e descascamento do filme.
A porosidade altera o brilho, a cor ou prejudica a aderência. Já os sais minerais formam depósitoscristalinos, descascamento, etc.
Para obter uma boa fixação da tinta tem que ter um bom preparo da superfície:
* A superfície deve estar limpa, seca e livre de quaisquer impurezas;

* Fazer uma raspagem ou escavação, eliminando partes soltas;

* Corrigir imperfeições internas e externas com massas adequadas;

* Para retirar gorduras usa-se água e detergente;

* Mofos devem ser...
tracking img