Tintas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1869 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tintas Ecológicas











SUMÁRIO

1. Objetivo 4
2. Tintas Ecológicas 5
2.1. Características gerais das tintas ecológicas 5
2.2. Produtos à base de água 6
2.3. Tipos de pigmentos naturais 6
3. Curiosidades 7
4. Histórico 8
5. Compostos orgânicos voláteis 8
6. Relação Custo Benefício 9
6.1. Marcas, Preços e Rentabilidade 9
6.2 Comparações com tintas normais 137. Conclusão 14
8. Referencias Bibliográficas 15


1. Objetivo

No intuito de conscientizar as pessoas a importância de utilizar as tintas ecológicas enfatizamos nesse trabalho as características, curiosidades, históricos e também comparamos a composição, preço, durabilidade, marcas e rentabilidade das tintas ecológicas e normais.


2. Tintas Ecológicas
As tintas ecológicas sãoumas das alternativas de projetos sustentáveis  e estão conquistando muitos empresários e clientes, os quais estão optando por essa nova versão de tinta disponível no mercado e que é muito funcional.
Além da qualidade a tinta ecológica não gera poluição da atmosfera, não destrói a camada de ozônio, não agride o meio ambiente, não oferece risco à saúde do aplicador e nem do usuário da áreaque recebeu a pintura, pois são compostas por matérias primas naturais e são à base de água, que formam uma película sintética deixando a parede "respirar", ou seja, permite a troca de calor entre os ambientes fazendo com que a temperatura dos cômodos fique mais agradável e, consequentemente, o consumo de energia com refrigeradores de ar diminui.
Tem boa funcionalidade na cobertura eaderência de superfícies em alvenaria, reboco, amianto, divisórias, forro, madeira, gesso e massa corrida. Tem acabamento fosco, variadas opções de cores e pode ser aplicada em ambientes internos e externos.
2.1. Características gerais das tintas ecológicas
São fabricadas segundo critérios ambientais rigorosos, planejadas com Análise de Ciclo de Vida (ACV)

•  Ausência de produtos ou insumosderivados de petróleo;
•   Não uso de pigmentos à base de metais pesados;
•  Sem odor;
•  Não liberam compostos orgânicos voláteis (COVs), não poluem o ar interior, não alteram o equilíbrio iônico da habitação;
•  Não causam dores de cabeça durante a aplicação ou depois dela;
•  Não contaminam a água, o solo ou a atmosfera no descarte;
•  Permitem a difusão do vapor d'água, quando esta ainda nãose encontra revestida com massas corridas ou plastificantes;
•  O consumidor é estimulado a devolver as embalagens para reuso ou reciclagem, mediante o que recebe um desconto na compra seguinte;
•  Têm custo competitivo;
•  São educativas e estimulam todo uma cadeia de consciência ecológica


2.2. Produtos à base de água


Não podem ser considerados ecológicos, pois é apenasprodutos sintéticos solúveis em água, o que é bem melhor do que ser à base de solvente. Daí a dizer que são livres de COVs ou “ecológicos”, há uma grande distância. Muitas empresas aproveitam-se por terem um produto à base de água para caracterizá-lo como ecológico. No entanto, nestes produtos à base de água podem ser encontradas substâncias químicas como benzeno, tolueno, xileno, etanol, metanol,octano, decano, undecano, éteres de glicol, policlorobifenil, dibutil fltalato, octoato de chumbo, dentre outros.


No Brasil, as pinturas à base de água (acrílicas, etc.), contêm em torno de 2% de compostos voláteis. As normas para tintas naturais com selo verde na Europa especificam teores de 0,1%, portanto existe uma grande diferença. É certo que uma pintura à base de água sempre será menostóxica do que uma à base de solventes, e no caso de não haver um produto realmente ecológico, a opção deve ser por produtos à base de água.


2.3. Tipos de pigmentos naturais
Tinta de caseína: é a mistura da caseína (uma proteína do leite) com pigmentos. O acabamento é uniforme e é utilizada para paredes internas e móveis. A mistura pode inclusive ser feita em casa.
Tintas de cal: feitas...
tracking img