Tintas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1241 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO III

TINTAS

TINTAS

TINTAS
 RESINAS
 Formação da película protetora;  Propriedades: dureza, flexibilidade, resistência a abrasão, resistência a adesão.  Tipos:
- Alquídica: alto brilho, força adesiva, boa resistência ao desgaste, alta resistência à intempérie e boa propriedade isolante.

- Epóxi: manutenção industrial de alto desempenho.
- Acrílica: sistemasdecorativos e proteção.

TINTAS
 PIGMENTOS
 Utilizado para conferir cor, opacidade e resistência.  SOLVENTES  utilizados em diversas fases de fabricação da tinta; possibilitam que o produto se apresente na forma líquida e sempre com o mesmo padrão de viscosidade; facilita a aplicação e o alastramento.  Tinta látex: solvente = água (98%)

 Tinta a óleo e esmalte sint.: solvente = solventeorgânico

TINTAS
 ADITIVOS
 teores inferiores a 5% na formulação das tintas.  função: - Aditivos de ação cinética: secantes
- Aditivos de reologia: espessantes, niveladores e

antiescorrimento. - Aditivos de preservação: biocidas, estabilizantes de ultravioleta. - Aditivos de processo: tensoativos.

TINTAS
BRILHO DA PINTURA > PVC (Pigment Volume Content) > define
o aspecto final dapintura > brilhante, semi-brilho ou fosco.  Tintas foscas > PVC elevado.  Alto teor PVC > tinta fosca > baixo teor de resina (responsável pela permeabilidade da tinta) > mais porosa.  Baixo teor PVC > espessura do filme seco fina > necessidade de aplicação de um n° maior de demãos > encarecimento.

TINTAS

TINTAS
 As tintas imobiliárias (tintas arquitetônicas) são classificadas
conforme seuacabamento: Fosco; Acetinado e Semi-Brilho.  Acabamento Fosco > divididas conforme seu desempenho: Econômico, Standard e Premium (NBR 15079).

TINTAS
 Tinta Econômica:
- Menor nível de desempenho de uma tinta látex; - deve atender no mínimo a NBR 15079; - indicada somente para pintura interna (não industriais).  Tinta Standard e Premium: -Indicada para ambiente interno e externo; - deveatender no mínimo a NBR 15079.

TINTAS

FOTOS COMPARATIVAS DO PODER DE COBERTURA DE TINTA ÚMIDA (NBR 14943)

TINTAS IMPACTO AMBIENTAL DAS TINTAS

Tintas à base de solvente orgânico emitem na atmosfera compostos orgânicos voláteis (Volatile Organic Compounds – VOCs) > afetam a qualidade do ar no interior das edificações; contribuem na formação do ozônio troposférico que tem efeitosprejudiciais à saúde.  Lei n° 11.762: tintas imobiliárias > concentração chumbo menor que 0,06%.  Res. CONAMA 307 de 05/07/2002 > latas de tinta e solvente são resíduos perigosos e devem receber tratamento específico antes de sua destinação final.

Proposta da União Européia para teor máximo de VOC – tintas e vernizes imobiliários.

Comparativo dos teores de VOC atuais com os regulamentos pelaUnião Européia

TINTAS
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS Cobertura: é a propriedade que o produto possui em ocultar a cor da superfície em que for aplicado. Rendimento: Área que se consegue pintar com um determinado volume de tinta. Geralmente, expresso em m2/galão/demão. Aplicabilidade: Característica que se traduz em facilidade de aplicação, isto é, o produto não deve oferecer dificuldadepara utilização. Nivelamento: Propriedade que a tinta possui de formar uma película uniforme, sem deixar marcas de aplicação. Lavabilidade: Qualidade que a tinta deve ter em resistir à limpeza com produtos domésticos, tais como sabão, detergente e outros. Durabilidade: Resistência que a tinta deve ter sob a ação das intempéries (sol, chuva, maresia).

TINTAS

www.abrafati.com.br > AssociaçãoBrasileira dos Fabricantes

de Tintas.

TINTAS
Látex PVA: emulsão de água e acetato de polivinila. Seca rápido e é vendido na versão fosca, que dá acabamento aveludado. Látex Acrílico: composto de resina acrílica à base de água. É lavável e está disponível nos acabamentos acetinado, semibrilho e fosco. Há versões elásticas, para fachadas. Esmalte Sintético: feito de solvente ou água. Nas...
tracking img