Tintas a base de agua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3584 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Instituto Politécnico – Curso de Engenharia de Civil
Disciplina: Materiais de Construção II - Prática















TINTAS À BASE DE ÁGUA COMO ELEMENTOS ESTÉTICOS EM EDIFICAÇÕES
Aplicação em alvenarias revestidas











Alex Cruz
Daniel Freitas
Diana Santos
José Carlos
José Eduardo
LilianBuonicontro













Belo Horizonte
29 de setembro de 2008





















































.
Tintas a base de água


1. Tintas a base de água:

São produtos sintéticos solúveis em água, onde a base não é o solvente. Usadas até pouco tempo apenas em paredes de alvenaria, as tintas à base de águaestão conquistando novos mercados e hoje são aplicadas em superfície de aço carbono, resistindo em alguns casos à corrosão e ao intemperismo. É uma pintura menos tóxica do que uma à base de solventes tem o odor reduzido, mas não é completamente livre de compostos orgânicos voláteis (VOC), ou é ecológica como muitas indústrias as classificam. São muito utilizadas nas indústrias alimentícias,farmacêuticas e hospitalares. Nesse tipo de tinta podem ser encontradas substâncias químicas como benzeno, tolueno, xileno, etanol, metanol, octano, decano, undecano, éteres de glicol, policlorobifenil, dibutil fltalato, octoato de chumbo, dentre outros.
No Brasil, as pinturas à base de água, contêm em torno de 2% de compostos voláteis. As normas para tintas naturais com selo verde na Europaespecificam teores de 0,1%.


2. Vantagens:

- As tintas à base de água são mais tolerantes à umidade proveniente da área interna da construção (capilaridade, infiltração) que as tintas à base de solventes, que formam um filme mais fechado, com tendência a formar bolhas se houver umidade sob a tinta;
- Tem o odor bastante reduzido, agridem menos o meio ambiente (não utilizamsolventes);
- Em aplicações em interiores, as tintas à base de água emitem menos compostos orgânicos voláteis (VOC) do que as à base de solventes e são preferidas por não afetar a saúde.
- Elas não são inflamáveis enquanto estão nas embalagens, portando são de fácil armazenamento;
- Como curiosidade é interessante saber que com a preocupação de diminuir os poluentes jogados naatmosfera, as empresas automobilísticas também investem neste tipo de tinta, mesmo com os solventes orgânicos ainda presentes.


1 Desvantagens:


- A sua grande permeabilidade, pela natureza química e pelo processo de formação do filme pode ser considerada também uma desvantagem dependendo da aplicação. Em ambientes muito agressivos que precisam de um grande grau de impermeabilidade, comoalmoxarifados de produtos quimicos, óleos, laboratórios, elas não são ideais, pois ainda não conseguem o nível de impermeabilidade desejado.
- Tintas de emulsão podem formar bolhas por causa da chuva, umidade ou outras fontes de látex sobre cobertura de tinta, caso a tinta: tenha capacidade limitada de adesão, tenha sido aplicada em uma superfície esfarelada ou suja que tenha comprometido aadesão da tinta, não tenha tido tempo suficiente para secar. Sob essas condições, a tendência à formação de bolhas será maior caso a tinta tenha altos níveis de corante.




1. principal diferença entre tintas latex pva, tintas latex acrilica e esmalte

- Tinta látex PVA: usa o PVA - Acetato de polivinila como aglutinante É aconselhado geralmente para o interior de edificações, emlocais onde a limpeza é feita somente com um pano molhado;
- Tinta látex acrílica: tem por base uma fórmula com resinas acrílicas, onde se verificam maior resistência, brilho, e aderência ao suporte. Tanto pode se apresentar em resinas acrílicas puras ou em pigmentos. Geralmente todas as tintas acrílicas são formuladas com resinas especiais, e não nos esqueçamos que existem resinas puras e...
tracking img