Tingimento de tecidos através de corantes naturais

Páginas: 8 (1945 palavras) Publicado: 27 de setembro de 2011
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA – UFU
INSTITUTO DE QUÍMICA

DISCIPLINA: Iniciação à Química 1
PROFESSORA: Maria Stela da Costa Gondim

Aula prática n° 7: tingimento de tecidos através do uso de corantes naturais

Aluna: Priscilla Alves Ribeiro – priscillaribeiro21@gmail.com

Uberlândia
08 de julho de 2011

Introdução

Desde tempos mais remotos, a humanidade tem utilizado ascores como meio de expressar seus sentimentos, emoções e mesmo representar a sua existência numa determinada época. O uso de corantes é feito a mais de milênios, egípcios já realizavam a tintura de suas roupas com técnicas simples, de fontes naturais, mas pouco eficazes.
Até o século XIX, era pequena a quantidade de corantes naturais conhecidos obtidos de vegetais, animais e minerais. O custoera alto e a fixação da cor era pouco duradoura. A partir de então, em 1856 iniciou-se o uso de corantes artificiais, entretanto, os naturais ainda eram utilizados, e são atualmente. Caso do índigo e da henna.
O primeiro corante sintético, a mauveína, foi produzido em 1856, pelo químico inglês William Henry Perkintendo, tendo como base a anilina (amino-benzeno); Karl Heumann, em 1880, sintetizouo índigo através da fusão cáustica da n-fenil-glicina e René Bohn, em 1901, obteve o indrantona, um excelente corante azul.
Os corantes são substâncias que dão cor ou intensificam a cor já existente. Substâncias corantes orgânicas apresentam, geralmente, uma estrutura química constituída por um sistema de ligações duplas conjugadas, responsáveis pela cor, e grupos substituintes que alteram atonalidade e a intensidade da cor e a solubilidade do corante. A estabilidade do núcleo colorido da molécula do corante influencia na estabilidade do corante ao calor, à luz e aos reagentes de redução. A fixação do corante à fibra depende das afinidades químicas existentes entre o corante e o tecido utilizado. Alguns corantes naturais necessitam do auxílio de mordentes para uma melhor fixação nasfibras. Os mordentes normalmente são sais de elementos inorgânicos como ferro, alumínio, cobre ou orgânicos, como o tanino. A melhor fixação dá-se devido os mordentes formarem complexos com os grupos polares das fibras, resultando em sítios mais polarizados, e então aptos a uma interação mais forte com as moléculas do corante.
Quanto aos corantes sintéticos, estes podem ser orgânicos e inorgânicos.Os corantes sintéticos orgânicos apresentam, predominantemente, o grupo –N=N-, que permite o deslocamento de elétrons e por isto são chamados cromóforos. Corantes inorgânicos são, geralmente, compostos de cádmio, ferro e selênio.
Os corantes ácidos são obtidos a partir da inserção de grupos como hidroxilas (-OH) e carboxilas (-COOH) na molécula. Os corantes ácidos apresentam grande quantidadede grupos solubilizantes, o que dificulta a ligação entre a superfície da fibra e a molécula do corante, além disso, por serem aniônicos, não apresentam boa afinidade com a polpa celulósica. Por isso é necessário o uso de mordentes, como o alúmen, para retenção da cor no tecido.
Corantes básicos são, geralmente, derivados do grupo das aminas (-NH2), normalmente puros e apresentam boa solidez naágua. Entre os corantes sintéticos, são os que apresentam maior poder tintorial, mas são poucos estáveis à luz. Não necessitam do auxílio de mordentes, pois mantêm o radical orgânico colorido retido na fibra celulósica nas reações com grupos ácidos como hidroxila fenólica e carboxila, enquanto o radical ácido permanece na solução.
Quanto aos corantes naturais, estes são de origem vegetal, animal emineral, sendo a maioria destes extraídos de vegetais. Os corantes naturais são menos estáveis que os corantes sintéticos, principalmente à degradação por ação luminosa. A estabilidade está relacionada com o tamanho da molécula do corante com o tipo de agente fixador utilizado.
A estabilidade do corante à luz, ao calor e a agentes redutores e oxidantes, também depende da estabilidade do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tingimento de tecidos através de corantes naturais
  • Tecidos e corantes
  • Corantes Naturais
  • O que são corantes naturais?
  • O que são corantes naturais?
  • Corantes naturais relatório
  • Metodo de aplicação de crante natural em tecidos naturais e sinteticos
  • estudo de corantes naturais para substituir os garantes industriais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!