Timidez

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1187 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Superando a timidez com a PNL

A metamorfose de um ser exageradamente tímido a um ser confiante e confortável em sua própria pele é possível. Você está se capacitando para mudar seu futuro a partir de agora.

A timidez atrapalha a vida de muitas pessoas. É uma das mais dolorosas condições com a qual um ser pode viver, e os tímidos muitas vezes não procuram ajuda por causa do medo ou doembaraço de expressar o que está errado e falar sobre o problema. Assim, a timidez prende a pessoa na dor e no sofrimento emocional. Pode-se passar uma vida inteira de sub-realizações, sentindo solidão e ataques de pânico e depressão, incapaz de pedir ajuda.

A partir de agora você pode aprender a reconhecer o problema e depois como romper o padrão autodestrutivo da timidez e começar a construção deuma nova vida. O problema da timidez - ainda não completamente reconhecido nem estudado - tem muitas causas, a maioria das quais será esboçada no livro que estamos recomendando. Timidez é olhar para si mesmo em vez de olhar para o outro. É sentir que as pessoas são hipercríticas em relação a você e que toda a atenção delas está centrada em você. Os tímidos têm uma auto-imagem crítica,sentindo-se sempre inferiores.

Pode-se ter uma falsa idéia do que os outros estão pensando. Os tímidos frequentemente acreditam que as pessoas com quem interagem estão focalizando seus pontos ruins. Socialmente, podem ficar embaraçados com alguns maneirismos, com seu corpo ou aspectos de seu caráter e achar que a pessoa com quem estão falando está prestando atenção somente nisso. Concentrando-se em seussupostos defeitos, os tímidos ignoram seus pontos fortes e, ao fazer isso, tornam o fracasso mais provável.

É preciso apenas um evento negativo para fazer de você um indivíduo tímido, mas os efeitos têm uma abrangência incrível: podem limitá-lo em sua carreira, seus relacionamentos, sua vida social, sua habilidade de interagir com os outros, e fazer com que você se sinta transtornado demaispara sair de casa, até mesmo para as compras. Você pode achar que é chato e desinteressante, que não tem nada a acrescentar em uma conversa ou temer que as pessoas riam de você. A apreensão quanto a qualquer situação social ou de trabalho pode dominá-lo e fazê-lo relutar em assumir uma posição na qual tenha de falar e interagir com os outros, limitando assim seu potencial. Você vive em um estadode medo paralisante. A timidez afeta sua capacidade de ser você mesmo. Ao contrário, você se importa com o que os outros pensam e permite que isso paire sobre você.

A timidez se manifesta de várias maneiras. Você pode ruborizar-se com a menor ocorrência e se mortificar por estar mostrando ao mundo uma manifestação física de timidez. O rubor fica pior à medida que a pessoa se enreda mais e maisno mal-estar e no embaraço do que considera um sintoma físico constrangedor. Pode sofrer de palpitações, suor excessivo, impotência ou frigidez.

O objetivo é, gradualmente, tirar as camadas que estão soterrando o seu eu interior, a criança em você, seu verdadeiro eu. Se, quando bebê, você foi capaz de ser consciente de si mesmo dentro de um universo como uma pessoa completa, então seráperfeitamente capaz, com trabalho e crescente sentimento de amor-próprio, de voltar a esse estado de bem-estar.

A timidez é uma emoção poderosa e cerceadora, que pode acarretar muitas doenças físicas. Nossa mente está conectada com nosso corpo, portanto nossas emoções afetam nosso estado de saúde. O Dr. Bernie Siegel, em seu livro "Love, medicine and miracles" (Amor, medicina e milagres), afirma queos pacientes com câncer que acreditam que têm o direito de viver até os cem anos e "curtem" a vida com paixão são pacientes excepcionais e 20% deles geralmente sobrevivem, mesmo aos tipos mais graves da doença. Os que têm uma deficiência de auto-estima e acham que não têm lugar neste planeta desistem e morrem. É inútil, contudo, dizer a um tímido que ele deve se animar - isso de nada adianta e...
tracking img