Timers

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1046 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TIMERS
Um dos automatismos mais antigos usando no controle de eletrodomésticos em residências é o timer ou temporizador.
O tipo mais simples é o timer de ciclo único que consiste num circuito ao ser ativado mantém um circuito ligado por certo tempo e depois desliga-o e a si mesmo. Este timer pode ser usado para desligar televisores, ventiladores ou sistemas de ar condicionado depois de certotempo.
Na figura 11 temos um timer deste tipo que pode ser utilizado em intervalos de até pouco mais de uma hora.


Para intervalos maiores pode ser usado o circuito da figura 12 em que temos um divisor de frequência por 10 e que portanto permite estender para até mais de 10 horas o tempo básico do circuito anterior.


Em aplicações que envolvam a automatização num nível maior podem serusados timer múltiplos ou de multi-acionamento.
Na figura 13 temos um circuito de timer de acionamento duplo.


O que este circuito faz é ligar alguma coisa depois do tempo programado em P1 e depois manter essa coisa ligada pelo tempo que vai ser ajustado em P2.
Podemos usar este tipo de circuito por exemplo, para ligar um sistema de ventilação depois de uma hora e mantê-lo acionado por meiahora.
Conjugando timers com sistema sensores, por exemplo bóias ou ainda indicadores de posição podemos automatizar o enchimento de caixas de água.


Simuladores de presença
Uma aplicação interessante de temporizadores mais sofisticados ou mesmo acoplados a microprocessadores é na simulação de presença em sistemas de segurança.
O que se faz é acionar de maneira programada certosdispositivos de uma residência de modo a dar a impressão a um intruso que a esteja observando de que existe alguém no seu interior.
O circuito liga, por exemplo, a luz de uma sala por duas horas. Depois a apaga e acende a luz da cozinha. Algum tempo depois ele pode acionar o televisor ou um aparelho de som e depois finalmente apagar as luzes da varanda mas mantendo acesa por algum tempo a luz de umdormitório.
Um simulador de presença nada mais é do que um timer múltiplo como o mostrado na figura 14.


Cada saída do 4017 vai ao nível alto em sequência, em intervalos de tempo que são ajustados pelo trimpot P1 do 555 que funciona como astável. Neste circuito, com os valores dos componentes usados temos um tempo máximo por operação de 1 hora.
Com o acionamento de cada saída um segundo timer éativado mantendo o circuito que ele controla ativada pelo tempo ajustado no seu trimpot.
Não é necessário usar todas as saídas, possibilitando assim acionamentos em intervalos aleatórios. Bem programado este tipo de aparelho pode realmente simular a presença de uma pessoa numa casa.
O mesmo tipo de aplicativo entretanto pode ser implementado de forma muito mais sofisticada com o uso de um PIC ououtro microcontrolador..
Neste caso, os tempos de acionamento e os intervalos farão parte do programa gravada e as saídas ativadas podem até ser simultâneas (ao mesmo tempo que acende a luz da sala liga-se o televisor).
Timers simples para eletrodomésticos podem ser comprados prontos e alguns mais sofisticados para serem instalados em residências (automação) exigem a presença de um profissionalcom conhecimento.
ABERTURA DE PORTAS
Não se pode dizer que uma residência esteja totalmente automatizada se a porta de sua garagem não abrir e fechar por controle remoto.
Este tipo de automatismo é cada vez mais popular dado o seu custo que diminui à medida que a quantidade de fabricantes a concorrência dos instaladores também.
O tipos mais simples tem a configuração mostrada na figura 15.O transmissor normalmente é do tipo codificado de modo que a porta só responde ao sinal do transmissor de seu proprietário. O circuito que publicamos com os módulos da Telcontrolli é um exemplo de aplicação que pode ser utilizado neste automatismo.
A parte eletro-mecânica é a mais delicada já que o tamanho da porta e o espaço para o acionamento podem variar de cliente para cliente.
Isso...
tracking img