Til - diario de leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3373 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Diário de Leitura.
PARTE I
O capanga (I): Refere-se a Jão Fera, com quem Miguel e Berta vão deparar-se durante um passeio. A princípio, assustam-se com a aparição de Jão, assim Miguel aponta a arma para ele ameaçando-o. O capanga pede que atire, pois assim estaria fazendo um bem a ele e aos outros, mas Miguel abaixa a arma, arrependido do gracejo. Berta pergunta ao Jão Fera o porquê dessaatitude e ele apenas responde: “Esta vida me cansa!”.
Na Tronqueira (II): Miguel começa a desconfia que Jão Fera anda atrás de alguém para matar. Estando próximos à tronqueira (espécie de cerca ou porteira), Miguel observa os modos graciosos de Berta. Esta sobe nessa porteira e começa a encantar a visão de Miguel.
Ela (III): O narrador descreve a personagem Berta, muito detalhadamente. Nestecapítulo, o narrador revela o ciúme e o amor que Miguel sente por ela. Miguel não a quer perto de seu amigo Afonso, pois sabe que este se interessa por ela; além disso, não se sente bem quando Berta força-o a ficar perto de Linda, a quem ele não ama.
 Monjolo (IV): O narrador apresenta a Fazenda das Palmas, cujo dono é o personagem Luis Galvão. Assim ficamos conhecendo o personagem Monjolo, um escravo deLuís Galvão. Esse negro veio ao encontro de um homem para dar um recado. A conversa entre eles, a princípio, é meio confusa, porém depois, se é revelado que certo Barroso havia contratado Monjolo e Faustino para que pudessem colaborar em uma cilada contra o próprio patrão.
A tocaia (V): Jão Fera caminha no meio do mato fechado, em direção à azinhaga da Ave-Maria, para encontrar-se com umapessoa. Refletindo sobre sua condição de homem destinado à maldade, pensa em Berta que ficará sabendo o que ele há de fazer.
Enquanto reflete, ouve um cavalo. Era um rebuçado (homem disfarçado em capa preta), cujo animal assustou-se com uma cobra urutu, mas a acerta com sua faca.
O empenho (VI): Depois, o homem se identifica como Barroso. Queria os serviços de Jão para cumprir uma vingança contra LuisGalvão. Jão dá a sua palavra: ou devolverá o dinheiro a Barroso ou matará o homem até a festa de São João.
O marmanjo (VII): Nesse capítulo, é apresentada a família que mora na Fazenda das Palmas: D. Ermelinda, Sr. Luís Galvão e os filhos gêmeos: Linda e Afonso. Além dos membros da família, encontra-se também um menino de quinze anos que, segundo o narrador, era um tanto quanto esquisito.Sobrinho de Luís Galvão, órfão de pais e com problemas mentais, era Brás, o idiota.
Pressentimento (VIII): D. Ermelinda se mostra preocupada com a viagem que o marido haverá de fazer a Campinas. Ela diz estar com maus pressentimentos naquele dia, mas não o impede de partir. Fala de Jão Fera e do pavor que ele causa a todos. Mas o marido a tranquiliza, lembrando que o capanga foi criado na casa de seupai, Sr. Afonso Galvão, e não poderá ser tão ingrato a ponto de fazer-lhe algum mal.

As amostras (IX): Luis Galvão parte e Linda e Afonso saem para passear, a pedido da mãe. Depois de uns minutos, o marido, e alguns companheiros regressam a casa. Luis Galvão diz à mulher que se esqueceu da lista com as encomendas da filha, mas na verdade ele pega às escondidas um papel e guarda-o no bolso.Segundo o narrador, esse homem tinha um segredo e isso poderia estar revelado nesse papel.
Os gêmeos (X): Os irmãos Afonso e Linda saem para passear. Pretendem ir ao encontro de Berta e Miguel. Pelo caminho, provocam-se pelo fato de um saber do segredo de amor do outro. Linda fica intimidada quando o irmão sugere que ela possa estar apaixonada por Miguel.
O narrador relata um fato envolvendo Afonsoe Berta. Um dia, o moço disfarçou-se com as roupas de sua irmã, Linda, e ao encontrar-se com Berta, encheu-a de beijos. Somente quando ele descobriu os cabelos, foi que Berta percebeu que era o rapaz.
No tanquinho (XI): Quando chegaram ao lugar combinado para encontrar os amigos, próximo ao tronco de uma figueira. Perceberam que os dois amigos não estavam lá. Linda colocou a culpa em Afonso,...
tracking img