Tilápias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1540 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso de Graduação em Zootecnia

Reversão Sexual de Tilápia

Alunos

Robson F. Melosi

Profº Peter

Palmas
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3
1 - CARACTERISTICAS PRINCIPAIS 4
2 - REPRODUÇÃO CONTROLADA PARA PRODUÇÃO DE LARVAS PARA REVERSÃO 5
3 - REVERSÃO SEXUAL 6
3.1 - PREPARAÇÃO DO HORMÔNIO E SUA INCORPORAÇÃO 6
3.1.1 - PREPARO DA SOLUÇÃO I 6
3.1.2 - PREPARO DA SOLUÇÃO II 7
4-MANEJO E ALIMENTAÇÃO 8
5 - OUTROS MANEJOS PARA SE OBTER MONOSEXO 9
5.1 - MONOSEXO POR SELEÇÃO 9
5.2 - MONOSEXO POR HIBRIDAÇÃO 9
6 - BIBLIOGRAFIA CONSULTADA 10

INTRODUÇÃO

As Tilápias (família Cichidae) são nativas da África. Encontra-se difundidas em todo o mundo, em vários países de clima tropical e/ou subtropical, onde foram introduzidas deliberada ou acidentalmente. Apesar desta práticaestar sendo difundida há vários séculos, somente entre a década de 20 a 50 passaram a ser cultivadas de forma intensiva.
A maioria das espécies de tilápias reúnem grande parte das características desejáveis em peixes destinados à exploração ou seja; apresentar boa adaptabilidade à condições ambientais variáveis, apresenta boa conversão alimentar e ganho de peso; alta rusticidade; ocupara baixonível trófico na cadeia alimentar, apresentando-se como sendo espécies, em geral, fitoplanctófagas com tendência a onívora; adaptam-se facilmente ao confinamento em diferentes níveis de produtividade; apresentam boa resistência quanto há baixos níveis de oxigênio na água; carne e subprodutos de boa aceitação no mercado; boa resistência a doenças. As principais desvantagens da tilápia são:precocidade sexual e alta prolificidade em ambientes lênticos (tanques por exemplo), o que faz com que haja a necessidade do cultivo monossexo; apresentam baixa resistência às concentrações de amônia e nitritos na água, especialmente a tilápia nilótica (Oreochromis niloticus), necessitando-se um cuidado especial com relação às quantidades de material orgânico nos tanques em estágios mais avançados decultivo.

1 - CARACTERISTICAS PRINCIPAIS

As tilápias apresentam como temperatura ótima de desenvolvimento a faixa de 20º a 30º C ou mias, sendo que abaixo de 12ºC poderão ocorrer mortalidades. A diferença entre o macho é que apresenta 2 orificios na região urogenital, e a fêmea apresenta três, sendo um orifício da fêmea microscópico sendo de difícil visualização a olho nu. As fêmeas atingem suamaturidade sexual com 6 meses.

2 - REPRODUÇÃO CONTROLADA PARA PRODUÇÃO DE LARVAS PARA REVERSÃO

Tendo em vista do aperfeiçoamento da técnica de reversão sexual de tilápias, um princípio tem sido tomado com base, é o controle da reprodução, de forma que se possibilite a captura de ovos para a incubação e / ou larvas de um dia de vida.
A proporção de sexo recomendada é de um macho para sete adez fêmeas que se devem ser colocados em uma grande área de tanque (10 m²) para que o macho estabeleça o seu território, é mais recomendável que incie-se este trabalho um pouco antes de o macho atingir a maturidade, por questões de estabelecimento de territorialidade. O macho constrói o seu ninho no fundo do tanque. As desovas ocorrem naturalmente e os ovos coletados da boca das fêmeas, são levadospara incubar artificialmente. Esta prática tem duas vantagens. Primeiro evita-se que haja nascimento nos tanques impedindo tanto canibalismo como o superpovoamento dos mesmos e, segundo, as fêmeas estarão aptas mais cedo a uma nova desova.
Após a eclosão nas incubadeiras as larvas iniciam a absorção das reservas do saco vitelínico, quando esta estiver completa, recomenda-se remover após-larvaspara o tanques de reversão.
Para a detectação do exato momento em que as larvas iniciarão a alimentação exógena, para o início do processo de reversão sexual. Considera-se a 28ºC de temperatura da água, 50% delas iniciam a ingestão exógena de alimentos o que ocorre por valta de 8 a 9 dias após a fertilização do óvulo e 100% por volta de 12º a 13º dia após a fertilização do óvulo. Então o...
tracking img