Tig semiotica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5853 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE- Uni-BH
Curso de Publicidade e Propaganda

Igor Arci
Naline Ferraz
Natália Silva Abranches
Victor Mariano

TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE GRADUAÇÃO:
TIG Sustentável

Belo Horizonte
2012
Igor Arci
Naline Ferraz
Natália Silva Abranches
Victor Mariano

TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE GRADUAÇÃO:
TIG Sustentável

Trabalho acadêmico apresentado aocurso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Belo Horizonte – Uni-BH como requisito para aprovação na disciplina de Trabalho Interdisciplinar de Graduação.
Orientador: Professor Breno Lagares Borges.

Belo Horizonte
2012

RESUMO

Com a finalidade de analisar a campanha da nova loja da Leroy Merlin, este artigo pretende expor os aspectos semióticos e estéticos da peçapublicitária, bem como o contexto econômico que está inserida, juntamente com os aspectos mercadológicos. Desta forma é possível dimensionar o alcance da publicidade, as ideias presentes na sua linha de comunicação e a aceitação do público diante dos novos conceitos apresentados pela LEROY MERLIN. Na análise pode-se compreender também como é o processo de decodificação de uma mensagem pelo consumidore qual o seu comportamento em relação às variáveis e influências do mercado mobiliário como um todo.

Com todos os estudos realizados durante o período, relacionados à semiótica e partindo do pressuposto de “campanhas sociais”, escolhemos uma peça publicitária de uma empresa nacionalmente conhecida, que é a Leroy Merlin, para analisar os signos ali aplicados.
Palavras-chave: Leroy Merlin;Semiótica; Público-alvo; Signo; Conceitos.

ABSTRACT

With the purpose of analysing the campaign of the Leroy Merlin, this article intends to highlight the campaign´s semiotics and esthetical aspects, as well as the economic context in which it is inserted, together with the marketing aspects. In this way, it is possible to assess the range of the advertising, the existing ideas in its line ofcommunication and the acceptance of the public towards the new concepts presented by the Leroy Merlin. In the review, it can also be comprehended the decoding process of a message by the consumer.
Keywords: Leroy Merlin; Semiotics; Target audience; Sign; Concepts.



SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 5
2 CENÁRIO ECONÔMICO 6
2.1 Leroy Merlin e o novo paradigma da sustentabilidade 6
3 ESCOLHA DOPÚBLICO 7
4 INFLUÊNCIA ESTÉTICA 7
5 COMPOSIÇÃO 7
6 SEMIÓTICA 7
7 OUTDOOR 7
8 ALGUMAS CONSIDERAÇÕES 7
9 CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como intento articular uma análise semiótica de campanhas publicitárias de mobiliadoras no Brasil, no contexto atual. O propósito do estudo é observar a campanha sustentável da Leroy Merlin.Para tanto, cada item foi analisado isoladamente, no contexto da semiótica: o sentido de cada elemento que ao todo forma o contexto da peça publicitária, a intenção da Leroy com a proposta e a possível reação do público e do mercado aos estímulos da semiótica.
O artigo se aloja no Trabalho Interdisciplinar de Graduação (TIG), que tem por intuito integrar as matérias regidas durante o semestre emprol de um tema proposto pela disciplina de Semiótica. Neste trabalho apresentamos como objeto de estudo uma campanha sustentável dentro do mercado brasileiro, embasados nos pontos de vista de análise semiótica, estética e cultura de massa, fotografia, técnicas de pesquisa mercadológicas e fundamentos de economia.
Lançamos como hipótese a ideia de que, com essa campanha, a mobiliadora demonstraa percepção e a insentsidade do mercado de sustentabilidade, que deixou de ser um diferencial para ser obrigatório diante das empresas de qualquer ramo.
A partir deste norte, a Leroy estaria então buscando uma competição acirrada com a concorrência para ganhar mercado nesse nicho. Já que possui objetos para venda, relacionado à sustentabilidade.
Assim, nosso intuito é desenvolver uma...
tracking img