TIDIR FINALIZADO Corrigido

3922 palavras 16 páginas
O CONTADOR DE SUCESSO: TERCEIRO SETOR

RESUMO

O contexto econômico atual é baseado em três setores, que atuam na movimentação da economia. O Primeiro é o governo, representante do estado, o segundo setor encontra-se a iniciativa privada que cuida da satisfação e dos anseios pessoais, e por fim o terceiro setor, representado por entidades sem fins lucrativos. Este trabalho buscar entender o processo de motivação de um contador em atuar no terceiro setor. O referencial teórico foi desenvolvido através de pesquisa qualitativa descritiva, com a finalidade de evidenciar os objetivos específicos e responder o objetivo geral. Para finalizar foi gravado um vídeo com intuito de contar a trajetória de sucesso do entrevistado. Os principais resultados obtidos com o desenvolvimento deste trabalho foram o conhecimento prévio sobre o terceiro setor e os motivos que levaram o entrevistado a atuar nesse setor, e a compreensão da importância da ética no exercício da profissão.

Palavras-Chave: Terceiro Setor. Motivação. Ética.

INTRODUÇÃO

O contexto econômico atual é baseado em três setores, que atuam na movimentação da economia, de acordo com o Tribunal de Contas de São Paulo (TCESP) o Primeiro Setor é o governo, representante do estado, no segundo setor, encontra-se a iniciativa privada, e cuida da satisfação e dos anseios pessoais, e por fim o Terceiro Setor, representado por entidades sem fins lucrativos.
Em todos eles, a contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro da empresa, ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas a tomarem decisões (Marion, 2009. p.28).
Nesse sentido, este trabalho propõe analisar a atuação de um contador do Terceiro Setor a partir da verificação de suas motivações. Para ilustrar o fenômeno estudado, selecionamos um profissional atuante na área, sócio fundador de um escritório de destaque situado na cidade de Betim, a CONTAI Contabilidade, fundada em 1995, atuante há 15

Relacionados

  • GUIA Projeto Aplicado 2015 1
    19113 palavras | 77 páginas