tidir 2014 arcellor mittal

5862 palavras 24 páginas
1 INTRODUÇÃO
O intenso ritmo de atividade econômica causado pela globalização gera frequentes alterações no ambiente empresarial, o que exige atenção dos administradores quanto à situação da empresa, que precisa constantemente se adaptar a realidade dos negócios frente ao mercado.
A análise e desempenho gerencial segundo Matarazzo (1998, p.153) “é a relação entre contas ou grupo de contas das Demonstrações Financeiras, que visa evidenciar determinado aspecto da situação econômica ou financeira de uma empresa”, ou seja, é um importante instrumento para tomada de decisões sobre as áreas econômicas e financeiras, pois a partir dela é feita a extração de dados dos balanços patrimoniais e demonstrações financeiras geradas pela contabilidade, que retratam de forma mais clara o desempenho financeiro de uma empresa em determinada data, o gestor pode retirar informações a respeito de certa situação, identificar necessidades, avaliar e definir estratégias para aumentar a lucratividade de uma empresa.
Nesse contexto, esta pesquisa apresenta a análise e desempenho gerencial, através dos indicadores econômicos e financeiros que tem uma visão real das operações e do patrimônio empresarial, fornecendo dados que facilitam a tomada de medidas corretivas do rumo dos negócios e avaliam o equilíbrio financeiro e o grau de comprometimento perante seus credores. Essa análise será realizada na empresa ArcelorMittal Brasil que é uma sociedade anônima de capital fechado e possui empreendimentos em Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Bahia e Santa Catarina.
Tendo isso em vista esta pesquisa orientou-se pelo objetivo geral de analisar o desempenho econômico e financeiro da ArcelorMittal Brasil. E especificamente: verificar a movimentação financeira do exercício apresentado no Balanço Patrimonial, relatar a contribuição da análise financeira nos processos de tomada de decisão e estudar dois indicadores para avaliar o grau de capacidade da empresa de cumprir seus compromissos.

Relacionados