Tidii fichamento - caso dos exploradores de caverna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1359 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de janeiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNAS
FULLER, Lon L., 1902-1978. O Caso dos Exploradores de Cavernas. Tradução por Ivo de Paula, LL. M.; introdução e apêndice por João Paulo Rossi Júlio. – 2. tiragem -- São Paulo: Liv. e Ed. Universitária de Direito, 2008.

“Os réus, tendo sido indiciados pelo crime de assassinato, sendo condenados e sentenciados a serem enforcados pelo Tribunal de PrimeiraInstância do Condado de Stowfield. Tais réus apelaram para este tribunal alegando vicio. Apresentando os argumentos e fatos necessários para apreciação desta apelação perante este Tribunal, segue a decisão do Presidente do Tribunal.” (p. 15)
“Truepenny, C.J. (Presidente): Os quatro réus são membros da Sociedade Espeleológica, (...) No princípio de maio de 4299, os quatro réus, na companhia deRoger Whetmore, também membro de tal Sociedade, adentraram o interior de uma caverna (...). Enquanto se encontravam, remotamente, à entrada da caverna, ocorreu um deslizamento de terra. (...) grandes pedras caíram, de tal maneira que bloquearam, completamente, a única entrada conhecida da caverna. (...) aguardaram até que o resgate pudesse remover todo o entulho que os impedia de sair de tal“prisão” subterrânea. Do não retorno do de Whetmore e dos réus às suas casas, o secretário da sociedade foi notificado pelos familiares. (...) uma expedição de resgate foi enviada para o local. (p. 16)
“Era sabido que os exploradores carregavam com eles escassas provisões, e visto que, também, não estariam disponíveis animais ou vegetação dentro de tal caverna, nos quais eles poderiam subsistir (...). Novigésimo dia de sua prisão na caverna, foi descoberto, pela primeira vez, que foi levada uma máquina sem fio, capaz de enviar e receber mensagens. (...)e a comunicação verbal foi estabelecida.” (p. 17)
(...) Eles solicitaram para serem informados de quanto tempo demoraria para serem liberados. Os engenheiros responsáveis pelo projeto responderam que pelo menos dez dias seriam necessários, (...)então, perguntaram se haviam médicos presentes, (...) e solicitaram uma opinião médica se eles teriam uma chance de sobreviver sem comida por dez dias. O chefe do comitê médico afirmou que haviam poucas possibilidades de sobrevivência. (...) Whetmore, falando por todos, inclusive por ele mesmo, perguntou se eles teriam condições de sobreviver por mais de dez dias consumindo carne do corpo de umdeles. O médico, com relutância, respondeu de forma afirmativa a questão.” (p. 18)
“Após isso, nenhuma mensagem foi recebida de dentro da caverna, e assumiu-se, erroneamente, que as baterias do comunicador dos exploradores se haviam extinguido. Da liberação dos exploradores presos, descobriu-se que no vigésimo terceiro dia, após entrarem na caverna, Whetmore foi morto pelos seus companheiros deexploração.” (p. 19)
“Depois do resgate dos réus, e depois de completada a convalescência no hospital, onde foram tratados por desnutrição e choque, todos foram indiciados pelo assassinato de Roger Whetmore.” (p. 20)
“Em um longo e especial veredicto, os jurados acharam que os fatos, como relatados acima, e, ainda, decidiram que se, baseado em tais fatos, os réus fossem culpados, e o crimeimputado a eles, então os jurados considerariam os réus culpados. Com base nesse veredicto, o juiz, presidindo a seção, achou por bem exarar a sentença de que os réus eram culpados pela morte de Roger Whetmore. Assim, o juiz sentenciou que eles deveriam ser enforcados” (p. 21)
“Foster, J. (Ministro): Estou chocado que o Presidente do Tribunal, em um esforço de escapar do constrangimento deste trágicocaso, ter adotado, e ter proposto para seus colegas, um expediente tão sórdido e tão óbvio. (p. 23)
“na hora que a vida de Roger Whetmore foi terminada por esses réus, eles estavam usando a singular linguagem dos autores do século XIX, fora do "estado da sociedade civil", mas no "estado natural". Isto tem a conseqüência de que a lei aplicável a eles não é a promulgada e estabelecida pelo...
tracking img