Tics

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4699 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA
A importância da utilização das tecnologias de informação e comunicação (TICs) nas aulas de Teologia das Faculdades Teológicas.

Definição do Problema:
Como garantir e facilitar o aprendizado no ensino teológico das faculdades de teologia, utilizando como suporte de ensino, as novas tecnologias de informação e comunicação?
Introdução
O crescimento de novas faculdades privadas em todosBrasil está relacionada ao aumento de novos cursos e também a necessidade do mercado de trabalho que exige cada vez mais qualificação para o exercício de suas atividades pertinentes. Oportunizando cada vez mais pessoas de classes sociais menos favorecidas a frequentarem uma faculdade. Acadêmicos estes que trazem consigo, na maioria das vezes, dificuldades de compreensão, concentração, leitura epercepção.
O objetivo é demonstrar a importância da utilização da tecnologia de informação e comunicação no ensino aprendizagem como forma de proporcionar e estimular os alunos a praticar e exercitar o desenvolvimento do raciocínio para soluções de problemas, por meio de atividades simples e dinâmicas.
O método de pesquisa do ponto de vista de abordagem do problema é quantitativo. O resultadofinal será obtido através da aplicação do questionário que permitirá a conclusão e análise dos dados quanto ao uso e a importância das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino aprendizagem no ensino teológico.

Justificativa:
O avanço das tecnologias de comunicação e informação é hoje amplamente reconhecido e têm provocado significativas transformações em quase todos ossetores da sociedade, refletindo-se também na educação e nas instituições de ensino, exigindo que estes desenvolvam novas habilidades nos discentes, uma vez que
“a escola apresenta-se como um espaço em contínua construção. Ela é uma instituição humana e pressupõe a perspectiva que nela atua. Nesse sentido, pode-se procurar preservá-la como algo estático ou engajá-la em movimentos de mudanças quebusquem a sua atualização, de forma a torná-la condizente com seu tempo”. (ALMEIDA; MENEZES, 2004, p.42)
As escolas como instituições ao serviço da sociedade devem reconhecer que as tecnologias de informação e comunicação (TIC) são importantes recursos didáticos no ensino-aprendizagem. Mas não basta só reconhecer o valor da TIC para o ensino superior, pois para que se promova de fato uma mudançasatisfatória do sistema de ensino, esta transformação tem que passar primeiro pela gestão escolar já que a implantação das tecnologias de informação e comunicação.
“Está acontecendo com maior frequência em situações nas quais diretores e comunidade escolar (funcionários, professores, alunos, pais e comunidade) se envolvendo diretamente no trabalho realizado em seu interior. Além do envolvimento,destacam-se escolas que dispõem de todos os recursos, inclusive as TIC, oferecendo a abertura de espaços articuladores e participativos nas redes colaborativas de aprendizagem” (ALMEIDA; MENEZES, 2004, p. 43)
O professor, como facilitador do processo ensino-aprendizagem, não poderá mais ignorar as tecnologias de informação como recurso didático para dinamizar suas aulas, pois em todos os setores dasociedade (economia, saúde e educação) essas tecnologias estão presentes. Logo “o professor deverá vivenciar, durante todo o seu processo de formação, atitudes, modelos didáticos, modos de organização que poderão interferir na sua futura prática pedagógica” (BARROS, 2004, p. 136).
Por sua vez o discente utiliza diariamente os recursos tecnológicos cada vez mais desenvolvidos pela demanda provocadapela sociedade de informação, que dispõe de facilidades que se encontram integradas com a internet (celular, computador e etc.). Ou seja, os alunos estão em contato direto com essas tecnologias, possuindo mais habilidades e afinidades para manejar estas tecnologias do que os próprios profissionais da educação.
No entanto esses conhecimentos pré-existentes não são aproveitados dentro do...
tracking img