Ticalacatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5641 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Unidade IV
4 COMUNICAÇÃO ORAL: APRESENTAÇÃO EM AMBIENTES DE TRABALHO, ACADÊMICOS E EM DEBATES
Oratória é a capacidade de falar bem. Mas só a oratória não é suficiente para uma apresentação em público.

Há uma frase muito interessante de Sir George Jessel que traduz bem o que a maioria das pessoas sentem quando precisam falar em público: “Nosso cérebro começa afuncionar desde que nascemos e nunca mais pára até que levantemos para falar em 5 público”. Se consultarmos o dicionário, veremos que oratória é a capacidade de bem falar, é a arte de falar em público. Creio que você já deve ter feito ou ouvido o seguinte comentário: “Tal professor sabe muito, tem muito conhecimento, 10 mas não sabe transmitir”. E é verdade, pode acontecer, pois nem sempre conseguimostornar comum (=comunicar) o nosso conhecimento. Por isso, é muito importante o saber falar em público. Afinal, na maior parte do dia, nossas atividades são orais, seja no ambiente do trabalho ou da escola, seja casa ou 15 em qualquer outro lugar. Vamos focar mais a necessidade de uma boa comunicação oral nas situações profissionais, como: conversas com clientes, superiores e subordinados; entrevistapara emprego; reuniões, palestras, debates; seminários, conferências, convenções, cursos; 20 ao telefone; reuniões sociais, entre outros. Para atender a essa necessidade de aprender a falar, existem, atualmente, muitos cursos e muitas técnicas sendo oferecidos.

35

Unidade IV
Mas só o falar bem não é suficiente numa apresentação em público. Precisa-se, também, organizar essa apresentação,preparando-a passo a passo, como: 5 • Defina o tema central e o objetivo a atingir; • Planeje de acordo com o público a quem será feita a apresentação; • Defina quais recursos serão utilizados (flip-chart, vídeo, retroprojetor, projetor multimídia, entre outros); • Depois de tudo planejado, prepare um esboço, pode ser em uma ficha de cartolina (é bom que seja papel grosso para não perceberem que vocêestá tremendo!), do que vai dizer na abertura, no desenvolvimento e na conclusão. Não é aconselhável escrever tudo o que pretende falar, detalhadamente, pois isso tira a naturalidade; mas é muito importante ter o esboço como norteador.

Deve-se organizar uma apresentação em público, seguindo alguns passos importantes, para que se atinja o objetivo proposto.

10

15

Um ponto positivo defalar em público é que podemos contar com alguns recursos que, na escrita, são mais difíceis de comunicar. Podemos mudar a entonação da voz para chamar a atenção do público, gesticular, fazer uso de expressões faciais, 20 entre outros. É a Comunicação Não-Verbal (CNV). Lembre-se de que, muitas vezes, um olhar fala muito mais que muitas palavras! As emoções e os sentimentos nem sempre precisam depalavras, para serem comunicados. O nosso nervosismo ou nossa tranqüilidade, nossa ansiedade ou nosso equilíbrio, nossa 25 alegria ou nossa tristeza, são expressos por estes meios: gestos, toques, tom de voz, olhares e até mesmo a maneira de nos vestirmos e nossa postura. Tudo isso deve ser observado não só quando você estiver em evidência em uma apresentação (seja ela de qual cunho 30 for: político,acadêmico, entre outros), mas também quando for fazer uma entrevista, ou quando presidir ou participar de uma reunião, ou quando participar de um debate.

36

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
4.1 A importância da comunicação interna e externa no mundo corporativo
A comunicação empresarial é a relação da empresa com os seus públicos interno e externo.

A correspondência empresarial é, hoje em dia,não só um meio de comunicação. Ela é um instrumento de marketing, pois se insere na realidade de um mercado competitivo, em que todas as nuanças de comportamento adquirem sentido: 5 a comunicação empresarial é a responsável pela imagem da organização perante seu público, interno e externo. Maria Sevalho diz em um de seus artigos: “A comunicação empresarial é a relação da empresa com os seus...
tracking img