Tica E Turismo 201501 Aula De 10 De Junho 2015 Tica Ubuntu

1318 palavras 6 páginas
Disciplina Ética e Turismo
Prof. Dr. Renato Noguera
Departamento de Educação e Sociedade
Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
A questão ética na filosofia ubuntu
Abordagem filosófica da questão nos exige algumas ferramentas.
Nós vamos pensar qual é o sentido da vida?, com, através, por meio, em favor ou até mesmo contra o pensamento filosófico de Amenemope, Confúcio, Gautama, Platão, Nietzsche e Ramose.
Mogobe Ramose (1945)
O filósofo sul-africano Mogobe Ramose tem feito um vigoroso trabalho sobre a Filosofia Ubuntu, ele se doutorou em Filosofia pela Katholieke Universiteit Leuven, da Bélgica e trabalha na Universidade da África do Sul (Unisa).

FILOSOFIA UBUNTU
Sem dúvida, a ideia de ubuntu ficou amplamente conhecida através do software livre para computadores, caracterizado principalmente pela proposta de oferecer um sistema operacional que possa ser utilizado facilmente por qualquer pessoa. Ubuntu – entendido como uma abordagem filosófica - significa de modo geral uma maneira de viver, uma possibilidade de existir junto com outras pessoas de forma não egoísta, uma existência comunitária antirracista e policêntrica. Vale dizer que a palavra ubuntu é compartilhada com a mesma grafia e transcrição fonológica para quatro grupos étnicos (ndebele, swati, xhosa e zulu). Outros povos bantufonos também têm palavras com o mesmo sentido. Por exemplo, hunhu em xona e botho na língua sotho (RAMOSE, 2010). Não são raras as ocasiões que encontramos ubuntu traduzido como “humanismo”.
Povos Banto
1ª fase (2000 A.E.C.), 2ª fase (1000 A.E.C.), 3ª fase (500 A.E.C.)
BANTOFONOS
Existem aproximadamente 500 povos bantofonos, tais como: Kimbundu, Xona, Ndwandwe, Umbundu, Chowke, Tchiganguela, Nhaneka-Humbe, Herero, Zulu.
Provérbios que são referências do pensamento Ubuntu
Feta kgomo o tswhare motho (na língua sepedi do tronco linguístico sotho, algo como “entre riqueza e preservar a vida, vale a preservação”)
Umuntu Ngumuntu

Relacionados