Tic's na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5653 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tecnologia de informação e comunicação na escola: novos horizontes na produção escrita

Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida
Mestre e Doutora em Educação, PUCSP.
Professora do Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo e do Depto. de Ciência da Computação, da PUCP.
Resumo
As tecnologias de informação e comunicação – TIC trazem contribuições à produção escrita e à leituraprazerosa apontando novos horizontes para a formação de uma sociedade de leitores e escritores. Por trata-se de uma nova forma de expressão do pensamento e interação, a incorporação desses recursos à educação é objeto de investigação não apenas como um meio para ensinar conteúdos específicos de disciplinas, mas principalmente pelos processos cognitivos, sociais e afetivos que suscitam. Este artigoapresenta uma análise da representação do pensamento e da construção do conhecimento por meio do uso do computador nas primeiras iniciativas de inserção do computador à educação brasileira e no momento atual em que as TIC e os ambientes virtuais de colaboração e aprendizagem revelam com maior ênfase a questão da autoria dos sujeitos do conhecimento (educadores e alunos).

Palavras-chave
Tecnologiade informação e comunicação; educação; ensino; aprendizagem; escrita; leitura; hipertexto; ambientes virtuais.

Abstract
The information and communication technologies – ICT – contribute to the development of written production and to the awakening of reading as pleasure, showing new ways make possible the constitution of society with in-learning readers and writers. Taking care of a newexpression way of thought and interactivity, the incorporation of ICT on education are object of an investigation not just a instrument to teach specific contents of subjects. Principally through cognitive, socials and affective process that suscitate. This article goes on to present an analytical representation of thought and knowledge construction with the computer in the first attempts of ICTinsertion in Brazilian educational contexts and the present, when collaborative learning environments bring up the question of authorship in knowledge-critic subjects (educators and students).

Resumen
Las tecnologías de información y comunicación - TIC traen contribuciones a la producción escrita y a la lectura placentera mostrando nuevos horizontes para la formación de una sociedad de lectores yescritores. Por tratarse de una nueva forma de expresión del pensamiento e interacción, la incorporación de estos recursos a la educación es objeto de investigación no apenas como un medio para enseñar contenidos específicos de disciplinas, más principalmente por los procesos cognitivos, sociales y afectivos que ellos suscitan. Este articulo presenta un análisis de la representación del pensamiento yde la construcción del conocimiento por medio del uso del computador en las primeras iniciativas de inserción del mismo a la educación brasileña y en el momento actual en que as TIC y los ambientes virtuales de colaboración y aprendizaje revelan con mayor énfasis la cuestión de la autoría de los sujetos del conocimiento ( educadores y alumnos).

Primeiros passos na inserção das TIC na educaçãobrasileira
A integração da tecnologia de informação e comunicação – TIC na educação brasileira já passou por várias fases e traz em sua trajetória uma perspectiva educativa inovadora (Andrade & Lima, 1993), que a distingue de ações correlatas de outros países e respectivas políticas para o setor. No Brasil, o papel atribuído ao computador era o de catalisador de mudanças pedagógicas(Valente e Almeida, 1997) de uma perspectiva centrada no ensino e na transmissão de informações para uma prática pedagógica voltada à aprendizagem e construção do conhecimento pelo aluno. A inter-relação entre pesquisa, formação e prática pedagógica com as tecnologias de informação e comunicação tem sido a característica básica desde quando se falava em informática na educação.
A informática...
tracking img