Tiat

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 398 (99368 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 22 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: TIAT Turismo – Informação e Animação Turística

Curso Profissional de Técnico de Turismo

A quem se dirige esta publicação

Este documento é dirigido a professores, investigadores, formadores estudantes e todos aqueles que desenvolvem o turismo cientificamente. Também a operadores públicos e a agentes privados com intervenção turística no acolhimento devisitantes e àqueles que têm responsabilidades no desenvolvimento local (económico, ambiental, de ordenamento do território, etc.). Ainda às comunidades residentes que idam directa, indirecta e induzidamente com o turista.

MÓDULO 1 – Conceitos e Fundamentos do Turismo

1. O Conceito do Turismo
1.1. Noção de Turismo
1.2. Classificações do Turismo
1.3. Tipos de Turismo

2. Evolução Históricado Turismo

3. O Turismo em Portugal

4. O Turismo numa Perspectiva Sistémica
4.1. Factores Sócio-Culturais e Políticos
4.2. Componentes de um Sistema Turístico
4.3. Os Recursos Turísticos
4.4. O Turista

5. Turismo e Desenvolvimento
5.1. Desenvolvimentos e Sustentabilidade

6. Indicadores da Actividade Turística
6.1. Oferta e Procura
1. O Conceito do Turismo
1.1. Noção de TurismoAssente o conceito de turista importa precisar o que se entende por turismo que, de modo simplista, se poderia considerar como a actividade económica decorrente dos movimentos turísticos
A primeira definição de turismo foi estabelecida pelos Professores Hunziker e Krapf, em 1942, sendo posteriormente adoptada pela Association Internationale des Experts cientifiques du Tourisme (aiest).
Segundoaqueles professores, o turismo «é o conjunto das relações e fenómenos originados pela deslocação e permanência de pessoas fora do seu local habitual de residência, desde que tais deslocações e permanências não sejam utilizadas para o exercício de uma actividade lucrativa principal, permanente ou temporária».
Esta definição, que integra o conceito de visitante não fazendo a separação entreturistas e excursionistas, destaca vários elementos de interesse:
• O turismo é um conjunto de relações e fenómenos;
• Exige a deslocação da residência habitual:
• Não pode ser utilizada para o exercício de uma actividade lucrativa principal.
Pelo facto de evidenciar a «actividade lucrativa principal» pode concluir-se que devem ser incluídas no turismo todas as deslocações mesmo que impliquem aobtenção de um rendimento desde que este não tenha carácter de principal.
Por não ter em consideração os aspectos sociológicos, sobretudo quando se trata de turismo nacional, esta definição é considerada incompleta pelos sociólogos. Do ponto de vista destes, o turista é, antes de tudo, o homem que se desloca para satisfazer a sua curiosidade, o desejo de conhecer, para se cultivar e evadir, pararepousar ou se divertir num meio diferente do que lhe é habitual.
São estes aspectos recreativos, educativos e culturais que levam a considerar o turismo não apenas como um fenómeno económico mas, antes de tudo, como um fenómeno social não evidenciado na definição de Hunziker e Krapf.
Em 1991, a Organização Mundial de Turismo apresentou uma nova definição entendendo que: «o turismo compreende asactividades desenvolvidas por pessoas ao longo de viagens e estadas em locais situados fora do seu enquadramento habitual por um período consecutivo que não ultrapasse um ano, para fins recreativos, de negócios e outros».
A expressão «enquadramento habitual», em substituição da residência habitual, foi introduzida para excluir do conceito de visitante as pessoas que todos os dias se deslocam entre asua casa e o local de trabalho ou de estudo bem como as deslocações efectuadas no seio da comunidade local com carácter rotineiro.
Na sua explicitação, a omt considera que o conceito reveste duas dimensões: a primeira é a frequência na medida em que os locais frequentemente visitados por uma pessoa fazem parte do seu enquadramento habitual: a segunda dimensão é a distância, na medida em que...
tracking img