Tiago

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1200 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como muitos garotos, Sergio Chaia, 47 anos, presidente da Nextel, tinha o sonho de ser jogador de futebol. Ele até chegou a realizá-lo por um tempo, quando integrou o time juvenil do Guarani, de Campinas (SP), mas acabou largando os gramados para estudar Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas, de onde também saiu pós-graduado em Marketing e Finanças.

“Só quem desistiu de serjogador de futebol aos 14 anos sabe a frustração que é abandonar um sonho sem batalhar por ele”, diz. O acontecimento foi determinante para que ele aprendesse a não abrir mão dos seus sonhos dali para frente. E a energia que antes consumia correndo atrás da bola, Chaia canalizou para outra meta, a de tornar-se CEO antes dos 40 anos. Veja na entrevista a seguir a trajetória do executivo.

Dosgramados para o escritório
Comecei minha carreira aos 14 anos. Eu tinha o desejo de ser jogador de futebol e acabei jogando no Guarani, na categoria juvenil. Depois tive que optar entre continuar estudando ou seguir com a carreira de jogador, e optei pelos estudos. Aí chegou o momento, quando estava com 20 anos, que pensei: “Puxa, o que vou fazer da vida?”. Porque eu queria ter sido jogador e issogerou uma frustração. Mas transformei essa frustração em combustível para atingir outro objetivo. Coloquei na cabeça que queria ser presidente de uma empresa multinacional antes dos 40 anos. Aos 22, fiz um plano de ação para que eu atingisse essa meta. E deu certo. Aos 37 anos, me tornei presidente de uma multinacional (a Sodexho, em 1996).

Dinâmica do futebol e da empresa
A dinâmica dofutebol me ajudou em muitas coisas dentro das empresas. Primeiro, a aprender que você precisa falar a língua do jogador, customizar a sua mensagem para gerar conexão e engajamento. Ou seja, ser extremamente simples, falar pouco, observar muito e traduzir essas observações específicas para esses jogadores e times. O futebol mostra que uma verdadeira equipe não é feita só de estrelas, pelo contrário, sevocê tem um time em que todo mundo quer ser centro-avante, a chance de você tomar uma goleada é muito grande. Às vezes, na hora de formar times, é muito importante que você tenha uma missão específica para cada um dos colaboradores, valorizando cada um, independente de ser o craque, o centro-avante, o médio-volante (que não aparece para a torcida, mas faz um trabalho de bastidor).

Não abrirmão dos sonhos
Você não pode desistir, é muito importante ter sonhos e correr atrás deles. Hoje sou cheio de sonhos, posso até ir modificando e trabalhando esses sonhos ao longo da vida, mas não desisto deles. Só quem desistiu de ser jogador de futebol aos 14 anos sabe a frustração que é abandonar um sonho sem batalhar por ele. Eu aprendi que o mais importante nessa história não é você realizar oseu sonho, mas batalhar com energia, com alegria, com dedicação. Eu tenho cinco sonhos por ano que transformo em projetos e a cada dia avalio se estou cumprindo esses projetos. A cada trimestre faço uma autoavaliação de quanto caminhei e, no final do ano, faço uma avaliação de desempenho por escrito, até para que eu possa me redirecionar no próximo ano, se aquele continuar a ser um sonho meu.Metas e meditação
Eu acredito muito na prática e na disciplina, porque se você faz a retrospectiva do ano, mas só deixa para pensar nos seus projetos no dia 31 de dezembro, a chance de você não os ter alcançado é brutal. Como eu não quero isso para mim, preciso ter certeza que eu estou aproveitando cada dia, me lembrando das minhas prioridades e fazendo algo em prol delas. Todo dia eu faço umameditação de manhã e à noite, relembrando meus projetos para o ano. Eu coloco na minha mente que eu preciso correr atrás deles todo dia, num processo de autogerenciamento diário.

Vivência no ponto de venda
Eu queria começar a minha carreira pelo Marketing, porque achava que essa área tinha viagens, coquetéis, jantares, apresentações, eu conheceria pessoas diferentes... Aí consegui um estágio...
tracking img