Ti e a vantagem competitiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4401 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TI e Vantagem Competitiva: Modelo da Cadeia de Valor
As empresas, a partir da década de 80, começaram a perceber que a TI poderia desempenhar um papel mais importante na vida dessas organizações, principalmente na questão competitiva, além da manutenção e utilização de dados que antes não eram compilados dessa forma. Assim, Porter e Millar (1985) utilizam os conceitos de cadeia de valor esistema de valor, sendo que a primeira representa um conjunto de atividades da empresa e a segunda seria uma composição de todas as cadeias de valores de cada empresa que integra o conjunto de fornecimento, desde o fornecimento de matéria-prima e insumos até a entrega do produto final ao cliente.
A empresa começa a dar uma maior importância estratégica à TI a partir do momento que essa tende arealizar mudanças na sua cadeia de valor, visando aumentar a sua eficiência ou melhorar a funcionalidade de algum ponto da sua cadeia de suprimentos. De acordo com Porter (1989) a administração das ligações que existem entre a empresa e seus fornecedores pode ser uma fonte decisiva para se obter a vantagem competitiva que a organização almeja. Ainda, para tanto, a cadeia de valores deve ser administradacomo um sistema e não como partes separadas. Dessa forma, a internet pode ser vista como uma ferramenta que vem auxiliar a troca de informações e otimizar a coordenação das atividades entre as empresas que compõem o sistema de valor. Isso acaba por ocupar um lugar de suma importância no planejamento da TI dentro dessas empresas.
A partir da década de 90, além de ter a TI como fator imprescindívelpara o crescimento competitivo, a maneira como as empresas obtêm os programas ou sistemas de informação também sofre uma mudança drástica. Inicialmente, as organizações interessadas em ter um sistema de informação mantinham equipes para desenvolver esse tipo de software, tendo como vantagem que podiam desenvolver programas específicos para as suas necessidades. Como o desenvolvimento tecnológico,essas empresas começaram a buscar novos “pacotes” desenvolvidos por empresas especializadas em desenvolvimento de programas prontos. Com isso, as empresas pretendiam reduzir o tempo de desenvolvimento e o custo para tal. Isso foi possível devido à introdução de uma nova linha de empresas que, vislumbrando essa nova necessidade no mercado, entrou para desenvolver ferramentas que atendessem àsnecessidades comuns entre as mais variadas empresas. Esse novo segmento de mercado, foi puxado, principalmente, pelo desenvolvimento de sistemas como o ERP.
Além do ERP, existem outros “pacotes prontos”de software que acabaram tendo destaque no cenário nacional e internacional. Entre eles estão o próprio ERP –Enterprise Resource Planning, os sistemas SCM – Supply Chain Manageme nt e os sistemas CRM –Customer Relationship Management, além de ferramentas que fornecem dados e permitem análises para a tomada de decisão, como o DW – Data Warehouses e BI –Business Intelligence.
Para melhor exemplificar a aplicação dos variados softwares disponíveis ou instalados nas empresas, podemos citar que, tendo em vista a quantidade de programas e informações que são geradas diariamente dentro da cadeia devalor, a empresa pode optar por unificar esses dados através de um Data warehouse, que vai consolidar e organizar esses dados.A partir deste ponto, os sistemas Business Intelligence para auxiliar seus dirigentes para a tomada de decisão.
Para que, como no exemplo citado anteriormente, haja uma integração das informações geradas pelos softwares, não gerando incompatibilidades entre os mesmos,muitas vezes, são necessários outros programas que façam esse papel nessa cadeia. Esses softwares são denominados EAI –Enterprise Application Integration.
Abaixo faremos uma breve descrição dos softwares mais utilizados atualmente.

Há ainda outro ponto a ser considerado. Para que esses vários sistemas possam estar realmente integrados, evitando-se incompatibilidades na comunicação entre eles,...
tracking img