Ti e tecnologia da informaçao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (315 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Na contra-mão do mundo, Brasil reduz orçamento de ciência e tecnologia
23/01/2009
O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) se apressou em soltar um comunicado nesta sexta-feira,23, para dizer que está empenhado em garantir a recomposição do seu orçamento para este ano, conforme proposta orçamentária do governo, enviada ao Congresso Nacional no segundo semestre doano passado. A divulgação foi feita em decorrência do corte de R$ 1,2 bilhão feito pelo Congresso no orçamento da pasta. A redução vai na contra-mão de países como China e Índia, quemais que dobraram as verbas neste ano para a área de ciência e tecnologia.

Segundo o MCT trata-se de um acréscimo orçamentário essencial ao cumprimento das metas previstas pelo Plano deAção de Ciência Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional (2007-2010). Para tanto, o ministro Sergio Rezende está discutindo com o Ministério do Planejamento soluções queassegurem a execução de todas as ações e programas do PACT&I. Como resultado desse esforço, a área econômica do governo já se comprometeu em adicionar ao orçamento do ministério recursosde R$ 180 milhões, destinados ao pagamento das bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A determinação do MCT e do CNPq de ampliar osinvestimentos federais em pesquisa está na divulgação feita nesta sexta-feira, dos 3.230 aprovados no julgamento das Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ). Com isso, o CNPq passa a contar com12,1 mil bolsistas de produtividade, representando um crescimento de 18% em relação a 2008.

Desde o início de 2003, o programa foi ampliado com mais 4,3 mil bolsas produtividade, o quesignifica um amento de 55% no número de pesquisadores atendidos pelo programa. Trata- se de uma bolsa voltada para a valorização da produção científica em todas as áreas do conhecimento.
tracking img